Comportamento

Relógio infantil com GPS: será que funciona mesmo?

Divulgação/Freepik

Quem tem filhos em casa sabe o quanto a segurança é um item que desperta preocupação. Afinal, as cidades estão bastante violentas, e na maioria das vezes, os pequenos não estão tão preparados para lidar com situações complexas quanto os adultos. Uma solução para tranquilizar os pais é o relógio infantil com GPS, mas será que funciona mesmo?

Maior controle para os pais

O relógio infantil com GPS foi desenvolvido para que os pais conseguissem acompanhar os caminhos que a criança ou adolescente está tomando, em tempo real. Além disso, alguns contam com função de chamadas e mensagens de voz, e um recurso de botão de emergência, em que o simples toque alerta que algo desagradável está acontecendo.

Vários desses smartwatchs podem ser combinados com aplicativos de controle dos pais, que apresentam em tempo real a localização da criança. Ambas as ferramentas se complementam, uma vez que alguns lugares não aceitam que as crianças utilizem celular, como as escolas. Nesse caso, o relógio infantil com GPS surge como uma ótima opção para integrar a tecnologia dos apps com o relógio.

Outra vantagem do relógio infantil com GPS é a facilidade de uso e a limitação de funcionalidades. Assim, os pais conseguem ter um certo controle diante do que a criança pode ou não ter acesso, diferente do celular que abre um leque maior. Na maioria dos modelos, o display mostra somente a data, a hora e os níveis de bateria. É você que visualiza a localização em tempo real.

Smartwatch com GPS funciona mesmo?

Por mais que essas notícias não sejam agradáveis de receber, a violência nas cidades médias e pequenas tiveram um aumento nos últimos anos. Por isso, todo o cuidado que possamos ter em relação aos nossos filhos é bem-vindo. É importante lembrar que apesar de toda a informação, as crianças continuam tendo uma certa ingenuidade, o que faz com que todo tipo de proteção seja fundamental para a segurança dos pequenos.

Se você está cogitando comprar um relógio infantil com GPS, precisa saber que essa ferramenta realmente funciona. O smartwatch é conectado com um aparelho celular e permite que pessoas autorizadas, como os pais, tenham acesso ao GPS e localizem facilmente onde a criança está, em tempo real.

Outra boa opção para controle parental são os aplicativos de celular, como o FindMyKids – que pode ser combinado com o GPS de um relógio inteligente se necessário. Nesse tipo de aplicativo, os pais podem observar a localização dos filhos por meio do smartphone ou smartwatch, verificar o histórico de locais visitados pela criança, estatísticas e até enviar um sinal de SOS caso perceba algum indicio de insegurança.

A verdade é que com o avanço da tecnologia, os pais tem ao acesso das mãos uma série de aplicativos para a família. Seja para localização via GPS, controle do que as crianças podem acessar na internet ou ferramentas que ajudam a estruturar uma rotina funcional para todos da casa. Cabe a nós definirmos o que é interessante para nosso lar.

Meus filhos precisam ser informados sobre o monitoramento?

Ninguém pode responder essa pergunta por você. Afinal, só você sabe o que funciona com a sua família. Entretanto, os especialistas em educação infantil recomendam sempre manter uma comunicação franca com as crianças, mesmo quando se trata de temas complexos.

Um bom exemplo são as conversas com estranhos na internet. As crianças não costumam ter a visão crítica para saber se estão correndo risco por manter contato com alguém, mas se houver uma conversa entre pais e filhos, elas podem se preparar melhor e até recorrer à um adulto caso isso aconteça.

Outro ponto positivo dessa relação aberta é que você pode explicar em detalhes o funcionamento do relógio ou de um aplicativo. Recursos como pedido de socorro não são tão fáceis para serem acionados, o que uma boa conversa explicativa pode fazer toda a diferença.

De qualquer forma, como pai ou mãe a decisão de utilizar um relógio infantil com GPS, um aplicativo de rastreio ou qualquer outro recurso tecnológico cabe a você. O importante é saber que essas ferramentas funcionam e que você pode combinar os elementos para garantir ainda mais proteção para os pequenos. Crianças seguras, pais tranquilos.


Talvez você também goste