Já está claro que os animais de estimação têm uma audição muito mais sensível que os seres humanos, de modo que podem registrar até mesmo sons que não são captados pelos nossos ouvidos. Justamente por conta disso, é possível observar que determinados sons podem ser prejudiciais para a audição do seu pet.
- Cães entendem frases e palavras mais complexas do que imaginamos, diz estudo
- Cachorros conseguem perceber diferença entre idiomas, diz estudo
Os seres humanos podem detectar frequências de até 20.000 Hertz, o que representa menos da metade da capacidade de um cachorro (45.000 Hertz) e uma porcentagem ainda menor, em comparação com a capacidade de um gato (64.000 Hertz).
Em 2015, uma pesquisa publicada no periódico Journal of Feline Medicine and Surgery levantou um alerta para convulsões reflexas audiogênicas felinas. Sons como telefones tocando, uma colher de metal caindo em uma tigela de cerâmica, batidas no vidro, digitações no teclado do computador ou mesmo estalar de língua foram algumas das causas de convulsões em 96 gatos.
–
CT no Flipboard: você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.
–
Nesse caso específico, a condição é muito mais grave do que simplesmente um som incômodo, mas demonstra o quão sensível é a audição de um animal.
Quanto barulho um pet pode aguentar?
Um estudo publicado em 2022 na Psychology Today revelou que o nível sonoro ambiental médio para cães deveria ser pelo menos 20 decibéis menor do que o recomendado para humanos. Isso seria próximo dos níveis sonoros encontrados em áreas residenciais urbanas, como 45 dB a 55 dB.
“Como humanos, conhecemos os perigos do ruído alto para os ouvidos e, portanto, é nossa responsabilidade cuidar dos cães, criando um ambiente livre de ruído e propício para eles viverem”, apontaram os pesquisadores, na ocasião.
Ajude seu pet em casa
Em recomendações à Inverse, a veterinária afirmou que não podemos proteger nossos pets de absolutamente tudo que os assusta, mas podemos tomar algumas providências para que a nossa casa seja mais acolhedora à audição deles.
Por exemplo: optar por aspiradores de pó mais silenciosos ou até mesmo tirar um prato do micro-ondas antes de apitar pode ajudar a prevenir danos. Outra dica é observar como o animal de estimação se comporta perto de certos aparelhos.
Trending no Canaltech:
- Galaxy S24 chega ao Brasil para inaugurar nova era da telefonia com IA
- Samsung anuncia Galaxy Ring, seu “poderoso e acessível” anel inteligente
- Brasil corre risco de enfrentar epidemia de dengue, com 5 mi de casos
- As 50 piadas mais engraçadas do Google Assistente
- 10 IAs para criar um logo para o seu site ou empresa
- Galaxy S24 chega ao Magalu em 10x sem juros e combo com Galaxy Watch
Fonte: Canaltech