Comportamento

STF: Fachin defende atuação de Moraes nos inquéritos da trama golpista

.

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Edson Fachin, defendeu, nesta quinta-feira, a atuação do ministro Alexandre de Moraes nos inquéritos da trama golpista. 

Na abertura de exposição sobre a reconstrução da sede do STF após os atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, Edson Fachin enalteceu a atuação de Moraes.

O ministro Edson Fachin resgatou a importância da participação dos servidores do STF na reconstrução, limpeza, restauração e defesa da instituição.

O presidente do STF destacou a atuação do poder público nos ataques à democracia, em um momento em que o mundo vive…

Fachin inaugurou a exposição “8 de janeiro: Mãos da Reconstrução” e o lançamento de um documentário em homenagem aos servidores que atuaram na recuperação das áreas vandalizadas na sede do STF.

O ex-ministro do STF Celso de Mello, aposentado em 2020, enviou uma mensagem em memória aos atos antidemocráticos. Para ele, “é preciso sempre recordar o assalto às instituições da República, para que episódios como o da invasão do edifício-sede do STF jamais voltem a ocorrer”.

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, nesse ano, até o momento, não se pronunciaram sobre os atos que atingiram as duas casas em 8 de janeiro de 2023. O Congresso aprovou em dezembro um projeto que diminuia as penas para os envolvidos nos atos golpistas. O presidente Lula vetou integralmente o projeto no dia de hoje.


Gésio Passos – Repórter da Rádio Nacional , .

Fonte: Agencia brasil EBC..

Thu, 08 Jan 2026 20:08:00 -0300