Sustentabilidade & Meio Ambiente

6 dicas de consumo consciente para reduzir a sua pegada de carbono

Uma pesquisa realizada pela Global Footprint Network revelou que no dia 29 de julho, a humanidade consumiu todos os recursos naturais do ano. Esse é um recorde negativo e que revela a necessidade de nos preocuparmos mais com o meio ambiente.

Dentro dessa situação, é importante que ações cada vez mais sustentáveis sejam colocadas em prática por todos nós. Essas medidas, por sua vez, estão relacionadas desde a nossa alimentação até o simples hábito de comprar roupas duráveis. E tudo isso pode ser medido a partir da “pegada de carbono” de cada um de nós.

Mas afinal, o que é pegada de carbono?

O termo “pegada de carbono” está relacionado com a quantidade de dióxido de carbono que cada um de nós emite durante as atividades do dia a dia. Esse índice pode mensurar o quanto estamos contribuindo com os gases do efeito estufa e, consequentemente, com o aquecimento global.

Para você ter ideia, cada um de nós, em média, produz 4 toneladas de dióxido de carbono por ano. E se você quiser saber como “está se saindo”, existem sites que calculam a sua pegada de carbono de forma gratuita.

Mas se você não souber quais atividades influenciam nesse índice ou como reduzi-lo, não se preocupe! Montamos uma lista com 6 dicas de consumo consciente para ajudar você na redução da pegada de carbono. Confira:

1. Evite o uso de sacolas

Uma dica muito importante é evitar o uso das sacolinhas plásticas no seu dia a dia. Você sabia que elas demoram aproximadamente dez anos para se decomporem! Muito tempo, não é mesmo?

Além disso, o descarte incorreto dessas sacolas plásticas pode gerar danos à fauna e à flora, como aumentar a poluição em rios e mares e até mesmo prejudicar todo um ecossistema marinho, por exemplo.

2. A embalagem pode fazer a diferença

Além de optar por alimentos locais, que necessitam de menos transporte, é super importante ficar de olho nas embalagens dos produtos que você está comprando. Isso porque, um produto reciclado ou reciclável oferece menos danos do que os “tradicionais”.

Outra dica que você pode incorporar no seu dia a dia sempre que possível é comprar produtos a granel em detrimento dos industrializados. Assim, você pode conservá-los em potes e recipientes com uma duração superior às embalagens, que não podem ser reutilizadas.

3. Alterne o uso do carro com outros meios de transporte

Ao longo de sua vida, provavelmente você já viu ou leu sobre os impactos que a poluição dos veículos podem trazer ao meio ambiente. E os danos são muitos, indo desde problemas respiratórios para nós até a ocorrência de chuva ácida.

Por isso, vale a pena investir em modais de transporte alternativos. Por isso, sempre que possível, é interessante investir no uso da bicicleta, do transporte público ou, quando for possível, da caminhada.

4. Opte por lâmpadas de LED

Uma ação que pode proporcionar melhorias relevantes em sua “pegada de carbono” é o uso das lâmpadas de LED, ou seja, aquelas que são brancas.

Quando a comparamos com aqueles modelos amarelos, as linhas de LED possuem um consumo de 85% menos energia e também são muito mais duráveis. Em média, elas costumam durar 25 vezes mais. Além de ajudar o meio ambiente, você vai economizar com essa mudança.

5. Prefira o notebook ao computador de mesa

Está pensando em comprar um computador novo para você, mas está com dúvidas sobre qual escolher? Uma dica é considerar os notebooks, eles possuem resultados semelhantes aos desktops de mesa e podem proporcionar uma economia significativa.

Na prática, o notebook não necessita de energia elétrica durante o seu uso e, além disso, costuma consumir menos energia. Ao longo de um ano, essa “simples” escolha pode representar uma economia significativa, tanto nos seus gastos, como na ajuda ao meio ambiente.

6. Evite o desperdício de alimentos

O desperdício de alimentos pode ocasionar em diferentes prejuízos ao meio ambiente. Afinal, esse hábito acaba “jogando fora” todo o processo que foi necessário para a obtenção e transporte daquele produto.

Por isso, é importante se planejar e comprar alimentos que serão consumidos. Além disso, se você utiliza potes, vale a pena colocar uma fita adesiva com as datas e os prazos de validade. Assim, você não terá dúvidas e poderá controlar melhor os seus alimentos!

Gostou das dicas? Elas podem te ajudar no seu dia a dia e, além disso, diminuem a sua pegada de carbono. Coloque-as em prática e veja como sua qualidade de vida poderá melhorar!

Leave a Comment

Your email address will not be published.


Talvez você também goste