Sustentabilidade & Meio Ambiente

Alunos veem primeiros passos de onças nascidas em reserva de Itaipu




Estudantes da rede educacional de Foz do Iguaçu, no Paraná, puderam acompanhar os primeiros passos dos filhotes de onça-pintada nascidos no início de junho no Refúgio Biológico Bela Vista (RBV), unidade de conservação da Itaipu Binacional.

Para aumentar o vínculo entre as crianças com a unidade de conservação, os nomes dos filhotes serão escolhidos pelos alunos de duas escolas municipais da cidade. Segundo o diretor de Coordenação da Itaipu, general Luiz Felipe Carbonell, a instituição fará uma pré-seleção dos nomes e convidará os alunos para visitar as onças.

O objetivo do concurso é aumentar ainda mais o vínculo das crianças com o RBV, promover a educação ambiental e proporcionar o contato com a natureza. A seleção terá duração de um mês. Os alunos poderão votar em uma urna que ficará diante do recinto das onças. A escola que tiver o maior número de votos nos nomes vencedores vai ganhar um kit com cinco computadores, para equipar ou ampliar uma sala de informática.

Recinto das Onças - Refúgio Biológico Bela Vista,Panthera onca; RBV; conservacao; especie ameacada de extincao; fauna; filhote; onca; preservacao; reproducao

Recinto das Onças – Refúgio Biológico Bela Vista,Panthera onca; RBV; conservacao; especie ameacada de extincao; fauna; filhote; onca; preservacao; reproducao – Alexandre Marchetti / Itaipu Binacional/Direitos Reservados

Filhotes

As onças-pintadas nasceram nos dias 1º e 2 de junho deste ano e foram apresentados à imprensa no dia 27 de junho, data do aniversário de 35 anos do Refúgio Biológico Bela Vista. Na ocasião, foi feita a sexagem (processo visual para saber se são macho ou fêmea) e avaliação geral, para verificar a saúde dos filhotes. A oncinha preta, melânica como a mãe (Nena), é fêmea; a outra oncinha, pintada como o pai (Valente), é macho.

Após três meses, as onças passam bem e já podem ser expostas ao público no recinto das onças, junto com a mãe. Na última pesagem, há duas semanas, o filhote macho tinha 12 kg e a fêmea, 8 kg. Elas são alimentadas, diariamente, junto com a mãe, com 3kg de carne, quantia que será aumentada gradualmente nos próximos meses.

Esta é a segunda reprodução bem-sucedida de onças-pintadas no Refúgio Biológico da Itaipu. Em dezembro de 2016, nasceu Cacau, a primeira reprodução depois de 14 anos de tentativas. Assim como as duas novas onças, Cacau é filha de Nena e Valente. Nena chegou ao RBV em 2016, vinda de uma fazenda entre Mato Grosso do Sul e Goiás. Mais antigo, Valente chegou em 2007. Ele foi encontrado em uma fazenda entre Mato Grosso do Sul e São Paulo.

O objetivo do Programa de Reprodução da Onça-Pintada da Itaipu, é formar um banco genético vivo que permita, futuramente, fazer a reinserção desses animais na natureza. Os novos filhotes podem se tornar reprodutores e ajudar no processo de reintrodução das espécies nascidas em cativeiro.

Fonte: Agência Brasil

Continua após a publicidade..