Comportamento

Verão: tempo de cuidar ainda mais dos pés




Quando o assunto é o verão, ninguém consegue deixar de pensar em sol, praia e piscina. “No verão deixamos o corpo à mostra, usando e abusando de chinelos e sandálias. É nessa época que expomos ainda mais os pés ao ressecamento, rachaduras e micoses”, alerta a coordenadora técnica da Doctor Feet, Cristina Lopes.

De acordo com a podóloga, O ressecamento e as rachaduras são resultantes de uma maior exposição dos pés, causados pelo uso de chinelos, sandálias e rasteirinhas, além do atrito dos pés na areia”, alerta.

Para manter os pés bonitos e saudáveis Cristina Lopes recomenda que se aplique um creme hidratante ao menos uma vez por dia e se aumente a hidratação do corpo como um todo, ou seja, que também se beba mais água. “O ideal é procurar um serviço especializado em podologia para submeter-se a uma hidratação profunda à base de parafina. Assim, o profissional prepara os pés para que a pessoa dê continuidade ao tratamento, sempre com produtos específicos para o seu caso”, recomenda.

Por isso, é importante esfoliar os calcanhares e solas dos pés, além de usar cremes hidratantes para deixá-los macios e evitar rachaduras. “Mais uma vez, recomendo deixar esta tarefa a cargo de um profissional especializado que possui equipamentos adequados para fazê-la. Além disto, poderá checar a causa das rachaduras, a fim de detectar se é causada apenas por falta de hidratação ou por patologias como diabetes, hipertensão, problemas vasculares, obesidade e até mesmo cardiopatias”, alerta a coordenadora técnica.

Em se tratando de micose, que pode ser adquirida nas areias das praias ou mesmo em piscinas e vestiários de clubes – cujo tratamento requer mais cuidados e tempo – o melhor é evitar o surgimento. “Procure usar chinelos ao frequentar espaços públicos. Lave sempre os pés e os mantenha bem secos, principalmente entre os dedos. Procure um profissional caso perceba algum problema.

Continua após a publicidade..