Viagens & Destinos

Turismo ecológico: como aproveitar as maravilhas da natureza

Fazer uma trilha para poder mergulhar com os peixes mais típicos da fauna aquática brasileira, fazer passeios a cavalo, desfrutar da energia daquele eco resort maravilhoso.

O ecoturismo tem crescido enormemente no Brasil. Nos últimos anos, tem sido cada vez mais comum vermos investimentos substanciais em diversas regiões que têm potencial de realizar o turismo ecológico.

Já ouviu falar desse tipo de turismo, mas não sabe exatamente como funciona? Ou já sabe como funciona e quer dicas de onde ir? Este artigo foi feito para você!

O que é turismo ecológico?

O turismo ecológico, ou ecoturismo, é um segmento que busca garantir a visitação dos mais diferentes lugares levando em consideração a sustentabilidade ecológica e social da localidade.

Ou seja, a preocupação é em garantir que o lugar, mesmo que muito visitado, consiga preservar as suas riquezas naturais e sociais. O ecoturismo se pauta, portanto, pelos princípios de sustentabilidade e educação ambiental e está alinhado com as pautas ambientalistas tão comuns e tão urgentes da atualidade.

Como escolher o destino ecológico?

Quem busca esse tipo de turismo já sabe que vai ter muito contato com a natureza. Tem gente que prefere mergulhar, tem gente que gosta mais de ficar perto dos bichos. Há ainda aqueles que só gostam de fazer uma boa trilha para encontrar aquele visual paradisíaco e tirar fotos.

Ou seja, o turismo ecológico deve ser pensado da mesma forma que uma viagem normal, por afinidade e gosto. Se você ama fazer atividades na água, então, não adianta fechar um pacote de viagens em um lugar montanhoso, por exemplo.

Quais lugares do Brasil visitar?

O Brasil é um país com muitas riquezas naturais. Com mais de 8 milhões de km quadrados, somos um dos maiores países do mundo em extensão territorial e também em população.

De norte a sul, são muitos os destinos ecológicos de nosso país, basta saber se você prefere litoral ou interior, praia ou montanha.

Bonito, a capital do ecoturismo

No oeste do estado de Mato Grosso do Sul, há um verdadeiro paraíso ecológico do Brasil. E o nome Bonito faz jus às belezas que se encontram ali naquela região. Há muitos lugares ainda intocados e a cidade respira tanto ecoturismo que é considerada a capital do turismo ecológico brasileiro.

Recentemente, a região tem sofrido um pouco com as chuvas, que tem tornado os rios de águas cristalinas um pouco mais turvos. No entanto, há muito mais para fazer do que os mergulhos.

O que fazer em Bonito

Além dos mergulhos e flutuações, é possível fazer trilhas por algumas reservas naturais. Também é possível visitar cachoeiras e conhecer grutas, como a do Lago Azul e de São Matheus.

A culinária é bastante marcada pela carne branca dos diversos peixes da região, como o dourado, o pintado e o pacu.

Alter do Chão, paraíso intocado

Os turistas do eixo Sul-Sudeste ainda não conhecem tanto Alter do Chão e, por isso, o pequeno vilarejo que fica no estado do Pará pode ser considerado um verdadeiro paraíso ainda não explorado no Brasil.

A vila, que pertence ao município de Santarém, tem 260 anos e só 6 mil habitantes. Recentemente, um importante jornal britânico elegeu Alter do Chão como a praia mais bonita do Brasil. E o destino é sempre citado como um dos mais belos do Brasil.

As águas cristalinas e verdes do Rio Tapajós banham os bancos de areia branca e fofa. De clima quente e úmido, a região é ideal para quem quer se desconectar de tudo e curtir muito o contato com a água e a natureza.

Capitólio, o mar de Minas

Todo mundo sabe que Minas Gerais é um dos estados brasileiros que não tem mar. Mas o que os mineiros não têm de praias eles têm trilhas e lindas cachoeiras. Uma dessas regiões repleta de belezas é a cidade de Capitólio.

Situada entre a Serra da Canastra e o Lago de Furnas, Capitólio tem diversas cachoeiras e piscinas naturais. Para quem curte fazer trilha, elas também são muitas e podem ser percorridas de moto, bicicleta, cavalo e a pé.

O principal atrativo da cidade é o Lago de Furnas, que é um dos maiores lagos artificiais do mundo, com 1.440 km quadrados de água. Por isso, mergulhos e pequenas flutuações são muito comuns em Capitólio.

Agora que você já sabe mais sobre o ecoturismo no Brasil e alguns dos seus destinos maravilhosos, que tal fazer as malas?