Casa & Decoração

Estações mais frias contribuem para aparecimento de formigas nas residências

Com a chegada das estações outono e inverno, algumas espécies de insetos tendem a procurar lugares mais quentes para se abrigar principalmente locais com aparelhos eletrônicos.

As residências costumam ter, pelo menos, alguns aparelhos ligados sem interrupção na tomada como televisão, forno micro-ondas, geladeira e o próprio computador. No caso de restaurantes e hospitais, o cuidado deve ser ainda maior, o controle desta praga deve ser efetuada durante todo o ano, principalmente em áreas ricas em jardins ou próximas.

Por conta do frio, as inocentes formigas muitas vezes despercebidas pela população buscam lugares quentes para se aquecer. Muitas espécies são tão pequenas que se tornam quase que imperceptíveis, mas tem alto poder de contaminação porque transitam por todo tipo de superfície. Em hospitais, circulam sobre pacientes e podem transmitir doenças causadas por diferentes bactérias, já que em sua busca por alimentos (forrageamento), podem ter como destino feridas humanas ou de animais.

 “Além da possibilidade de danificar os aparelhos eletrônicos, as formigas podem deixar um rastro de sujeira e doenças, visto que podem ser transmissoras mecânicas de vírus, bactérias e fungos”, explica a Bióloga Bruna Fraga Teves, da dedetizadora D.D.Drin.

Como solução, a bióloga especialista no controle de pragas indica algumas formas de prevenir os problemas: “Armazenar adequadamente os alimentos e evitar resíduos em pias, bancadas e armários, vedar frestas que possam servir de abrigo, descartar corretamente o lixo e, dependendo da infestação, procurar uma empresa especializada para que seja feito o MIP (Manejo Integrado de Pragas) porque a utilização inadequada de produtos pode fragmentar a colônia, aumentando a infestação após alguns dias”, conclui.


Talvez você também goste