Casa & Decoração

Reforma Express: Quatro dicas para preparar sua casa para o fim do ano




Freepik

Para muita gente, o final de ano é uma época ideal para reformar a casa, seja pelo 13º, para estar com a casa em dia nas festas de fim de ano para receber a família ou também pela sensação de encerramento de um ciclo. Mesmo faltando apenas alguns dias para 2019 terminar, ainda dá tempo de renovar os ambientes para começar o ano novo com o pé direito sem dor de cabeça.

Apesar de ser possível encontrar bons descontos nos materiais nessa época, há grandes chances de ocorrer atrasos na entrega e também dificuldade de encontrar mão de obra disponível, por isso, é bom evitar grandes reformas que precisam de planejamento ou que pedem por um tempo maior de execução. Bianca Amaral, diretora da TempoTem, startup brasileira de soluções de manutenção de casa e automóveis, explica que mesmo com uma reforma menor já é possível ter bons resultados. “Pequenos detalhes, como uma nova pintura ou uma mudança na decoração, já são capazes de criar uma nova atmosfera”, comenta. 

Confira algumas dicas simples da Bianca Amaral para quem quer atualizar o visual de casa em pouco tempo.

1-Aposte em uma nova pintura

Mudar as cores das paredes de casa é uma das alternativas mais econômicas e rápidas para quem quer alterar completamente o cômodo. Uma nova pintura é capaz de criar a sensação de espaços mais amplos e até mais altos, tudo depende da cor e acabamento escolhidos. A “parede lousa”, também é uma opção para quem quer um ambiente moderno e jovial. Feita com uma tinta especial, a parede vira um quadro negro, que pode ser desenhado e escrito com giz, sem a preocupação de danificar ou manchar.

“Nós vemos um crescimento na solicitação de serviços de pintura express porque ela é uma ótima opção para quem precisa de agilidade, já que pode ser feita em apenas um dia e apresenta resultados visíveis”, comenta a diretora.

2- A luz também importa

A luz pode influenciar diretamente na sensação que temos do espaço. Enquanto as cores mais claras podem fazer o ambiente parecer maior, as cores escuras causam o efeito oposto. Além disso, o design das luminárias pode dar estilo aos ambientes, indo do minimalista ao clássico. Quem quiser mudar apenas um detalhe pode adicionar algumas luminárias que funcionam como pontos de luz no ambiente ou também instalar pendentes, versão suspensa do lustre.

3- Foque nos pequenos reparos

Toda casa conta com uma série de reparos pendentes, sejam eles pequenos vazamentos, buracos nas paredes de antigos furos ou uma torneira ou lâmpada que precisam ser substituídas. O fim de ano pode ser um bom período para resolver essas pendências e começar o ano sem mais cobranças.

Bianca explica ainda que, apesar dos reparos parecerem simples, é preciso ter cuidado com alguns detalhes e ressalta que para alguns itens, o mais seguro é contar com a ajuda de um profissional capacitado. “Por exemplo, a aplicação incorreta de massa corrida para tampar, pode fazer a pintura esfarelar mais tarde”, explica.

4- Tente uma nova decoração

Quando se fala sobre mudar a decoração, é comum pensar em ter que extrapolar o orçamento para gastar com novos móveis, mas nem sempre isso é necessário. Reposicionar os móveis pode ser uma ótima ideia para renovar o ambiente e então investir em acessórios, como tapetes, espelhos, almofadas, plantas ou prateleiras. Repaginar os móveis com uma nova pintura ou adesivos pode fazer toda a diferença.

Além de se preocupar com a reforma, o fim do ano também é um momento para descansar antes de começar um novo ciclo. Bianca reforça que o planejamento e a escolha dos profissionais podem ser fundamentais para evitar qualquer imprevisto. “As festas de fim de ano são um período especial para aproveitar com a família e os amigos, por isso, é preciso colocar na balança o custo benefício para investir em um bom serviço”, finaliza. 

Continua após a publicidade..