Cultura

9 projetos do Google que usam IA para promover arte e cultura




9 projetos do Google que usam IA para promover arte e cultura - 1

Você talvez conheça o serviço Arts & Culture, do Google, uma plataforma que reúne arte e cultura em ambientes digitais e está repleta de exposições e museus virtuais bem interessantes. Com a inteligência artificial cada vez mais em voga na web, a Gigante das Buscas listou nove de seus projetos envolvendo IA, arte e cultura — confira agora quais são e se divirta.

1. Woolaro

9 projetos do Google que usam IA para promover arte e cultura - 2
Projeto Woolaro usa IA para preservar idiomas (Imagem: Divulgação/Google)

O Woolaro é uma iniciativa do Google em parceria com a Unesco e outras 16 instituições para a preservação de idiomas em vias de extinção. A plataforma utiliza IA de reconhecimento de objeto para catalogar conteúdo nessas línguas e atualmente reúne 17 idiomas, incluindo Maori, Nawat, Yiddish e Creole da Louisiana.

2. Mulheres na Ciência

9 projetos do Google que usam IA para promover arte e cultura - 3
IA do Google preserva a memória e contribuição das mulheres na ciência (Imagem: Divulgação/Google)

Em parceria com o Smithsonian Institution, o Google desenvolveu um mecanismo que usa inteligência artificial para garimpar e reunir histórias sobre a contribuição de cientistas mulheres ao longo da história. Segundo a empresa, a ferramenta cobre quase dois séculos de história para oferecer informações em escala para cientistas de dados e curadores.


Siga o Canaltech no Twitter e seja o primeiro a saber tudo o que acontece no mundo da tecnologia.

3. Restauração de obras de Gustav Klimt

9 projetos do Google que usam IA para promover arte e cultura - 4
Restauração digital de obras de Gustav Klimt com IA do Google (Imagem: Divulgação/Google)

Nascido na Áustria, Gustav Klimt é um dos expoentes do simbolismo e do movimento art nouveau austríaco. Graças a uma parceria entre o Google e o Museu Belvedere, três de suas obras-primas destruídas na Segunda Guerra Mundial (Medicina, Jurisprudência e Filosofia) foram digitalmente restauradas com uso de IA a partir de fotografias em preto e branco.

4. Arte em fotografias antigas do MOMA

9 projetos do Google que usam IA para promover arte e cultura - 5
Obras de arte do MoMA também são resgatadas com IA (Imagem: Divulgação/Google)

Outra aplicação cultural de uma inteligência artificial do Google realiza a identificação de obras de arte que aparecem em fotografias antigas de exibições do Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA), nos EUA.

5. Universo visual da NASA

9 projetos do Google que usam IA para promover arte e cultura - 6
Acervo de imagens da NASA também foi organizado pela IA do Google (Imagem: Divulgação/Google)

Explorar o Universo por meio dos arquivos da NASA é algo que qualquer entusiasta do Espaço gostaria de fazer, certo? E a agência espacial dos EUA tem um projeto em parceria com o Google no qual uma IA torna acessível todo esse arquivo visual “compreensível com resultados surpreendentes e interativos”, explica a Gigante das Buscas.

6. Mergulho no acervo da revista LIFE

9 projetos do Google que usam IA para promover arte e cultura - 7
Acervo de imagens da revista LIFE também aparece no Google Arts & Culture (Imagem: Divulgação/Google)

A revista LIFE é existiu por mais de 100 anos e é um dos grandes clássicos do mercado editorial dos EUA e do mundo. Por meio de inteligência artificial, o Google proporciona a análise de imensos bancos de dados da publicação, e tudo está disponível online para todos.

7. Blob Opera

9 projetos do Google que usam IA para promover arte e cultura - 8
Blob Opera é uma opera de bolhas reforçadas com IA (Imagem: Divulgação/Google)

A opera de bichinhos fofos do Google já deu as caras em eventos da companhia durante a pandemia, mas você pode conferir a Blob Opera a qualquer momento. O experimento de aprendizagem de máquina traz, por exemplo, vozes de uma rede neural treinada com vocais de cantores de opera profissionais, o que dá uma noção da qualidade do resultado final.

8. Art Selfie

9 projetos do Google que usam IA para promover arte e cultura - 9
Já se procurou em obras de arte? (Imagem: Divulgação/Google)

Um dos mais divertidos itens da lista, o Art Selfie usa inteligência artificial para encontrar rostos parecidos com o seu em obras de arte produzidas ao longo da história da humanidade. Prepare a selfie e aguarde para ver duplicatas suas pintadas em telas e painéis (provavelmente) muito tempo antes de você nascer.

9. O som das cores

9 projetos do Google que usam IA para promover arte e cultura - 10
Já pensou que som tem uma determinada cor? (Imagem: Divulgação/Google)

Em colaboração como Centro Pompidou, o Google disponibiliza um projeto sinestésico baseado na obra do russo Vassily Kandinsky. Indo direto ao ponto, a IA aqui permite a você ouvir uma cor — isso mesmo.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech

Continua após a publicidade..