Cultura

Cinema brasileiro perde Jean-Claude Bernardet

.

O ícone do cinema brasileiro, Jean-Claude Bernardet, morreu neste sábado (12) aos 88 anos. Crítico, diretor, roteirista e ator, Bernardet foi uma referência no audiovisual no país.

Segundo amigos, ele teria sofrido um AVC e estava internado em um hospital em São Paulo. O velório será neste domingo (13), entre uma e cinco da tarde, na Cinemateca Brasileira, na capital paulista.

Belga naturalizado brasileiro, Jean-Claude chegou ao país aos 13 anos, em 1949. Pensador e professor, ele deu aulas na Universidade de Brasília, onde ajudou na criação do curso de cinema, e na Universidade de São Paulo.

Teve papel de destaque principalmente nos estudos de cinema, com críticas e com diversos livros publicados. Entre eles: Brasil em Tempo de Cinema e Cineastas e Imagens do Povo. Jean-Claude também foi roteirista e ator em mais de uma dezena de filmes.

Em nota de pesar, o Ministério da Cultura se solidarizou com familiares, amigos e admiradores desse importante nome do cinema do Brasil.

A Cinemateca Brasileira também lamentou a morte e expressou solidariedade. Afirmou que Jean-Claude era uma figura central e incontornável do pensamento e da produção cultural brasileira, um nome de importância ímpar nos estudos da sétima arte. E destacou que ele teve uma capacidade excepcional de análise de forma totalizante, acreditando na interlocução entre a crítica e a produção cinematográfica.


Renato Ribeiro – Repórter da Rádio Nacional , .

Fonte: Agencia brasil EBC..

Sat, 12 Jul 2025 15:55:00 -0300