.
Unindo religiosidade e cultura, os festejos do Dia de Reis são celebrados em todo o país. Em várias cidades nordestinas, a tradição já é secular e mistura missas, festivais, apresentações de reisados, entre outros folguedos da cultura popular. Em Caxias, no Maranhão, neste dia 5 de janeiro acontece o encontro de reisados, patrimônio imaterial da cidade.

A partir das 8 horas, vários folguedos do gênero se apresentam na Praça da Matriz. Entre eles, o Encanto da Terra, Jacar, Reisado Mirim, Encanto dos Corais, Filomena, os três Reis Magos e Dona Joaninha. Em Natal, a cidade vem celebrando os três Reis Magos, co-padroeiros da capital potiguar, há vários dias.
Neste 6 de janeiro, começando ainda pela madrugada, o Santuário de Santos Reis tem missa de vigília à meia-noite, missa da alvorada às 6 horas da manhã, dos enfermos às 7 horas, dos peregrinos às 9 horas da manhã, com a missa de encerramento às 16 horas, seguida da procissão pelas ruas do bairro natalense de Reis Magos.
Hoje e amanhã, a tradição da Folia de Reis também tem celebração garantida no 26º Festival de Reisado da cidade de Boa Hora, no Piauí. Nesta segunda-feira, a partir das 16 horas, a arena do festival recebe vários grupos de Reisado, entre eles o Boi Maravilha, o Boi Estrela e o Boi Esperança.
Os integrantes das brincadeiras – entre eles cantadeiras, caretas, dançador, sanfoneiro, mandado e, claro, o boi – se apresentam para uma comissão julgadora, concorrendo a prêmios em dinheiro. No dia seguinte, 6 de janeiro, na parte da tarde, ocorre o tradicional ritual da morte dos bois, realizado nas casas dos pagadores de promessas. Já à noite, a programação segue com festa e shows musicais na Praça São Pedro.
Em Pernambuco, a Folia de Reis acontece tanto no interior quanto na capital. Em Recife, a tradicional Queima da Lapinha acontece nesta terça-feira. A Queima da Palhinha ou do próprio presépio marca o encerramento dos festejos natalinos e a abertura do Carnaval, simbolizando renovação e esperança. A concentração será a partir das 16 horas, na Rua Nova, em frente à Igreja de Nossa Senhora da Conceição dos Militares.
De lá, o cortejo seguirá pela Dantas Barreto, passando em frente à Igreja de Nossa Senhora do Carmo até o Pátio de São Pedro, onde a Lapinha será queimada. O evento vai reunir pastores, orquestras, blocos líricos, grupos de dança e passistas.
Madson Euler – Repórter da Rádio Nacional , .
Fonte: Agencia brasil EBC..
Mon, 05 Jan 2026 08:37:00 -0300

