Cultura

Manto Tupinambá retorna da Dinamarca para Museu Nacional do Rio

Publicidade



.

Líderes do povo Tupinambá de Olivença, de Ilhéus, na Bahia, cobraram do governo federal agilidade nos processos de demarcação de terras indígenas no país e atenção e respeito aos direitos dessa população.

A cacique Jamopoty Tupinambá, que participou, nesta quinta-feira (12), no Rio de Janeiro, de celebração da recepção do manto tupinambá, depois de longa luta para repatriar a vestimenta que estava sob guarda de Museu na Dinamarca, pediu ao presidente Lula que “as portas fiquem abertas” aos povos originários no país.

Rio de Janeiro (RJ), 12/09/2024 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante a cerimônia de celebração do retorno do Manto Tupinambá ao Brasil, no Museu Nacional. Foto: Ricardo Stuckert/PR
Rio de Janeiro (RJ), 12/09/2024 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante a cerimônia de celebração do retorno do Manto Tupinambá ao Brasil, no Museu Nacional. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Rio de Janeiro (RJ), 12/09/2024 – Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante a cerimônia de celebração do retorno do Manto Tupinambá ao Brasil, no Museu Nacional. Foto: Ricardo Stuckert/PR – Ricardo Stuckert/PR

Outra líder do povo Tupinambá de Olivença, Iakui Tupinambá, lembrou que a portaria declaratória do território está pendente de assinatura desde 2009. Em manifesto lido durante a cerimônia, Iakui criticou as posturas do Congresso Nacional e do Poder Judiciário nos processos envolvendo os direitos indígenas e afirmou que o governo federal se encontra enfraquecido em função das alianças feitas para governar. 

Em seu discurso, o presidente Lula reforçou que é contra a tese do marco temporal e que o Congresso derrubou seu veto, com o assunto agora seguindo em discussão no Supremo Tribunal Federal. E lembrou que criou um Ministério dos Povos Indígenas e colocou na Funai uma representante indígena para cuidar dos direitos dessa população. 

O presidente prometeu que retornando à Brasília, vai conversar com o ministro da Justiça sobre a demarcação da terra Tupinambá na Bahia.

Lula também apoiou a demanda do povo Tupinambá para que o manto, que está sob a guarda do Museu Nacional, vá para a Bahia. Ele afirmou que o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, presente na cerimônia, tem o compromisso histórico de construir na Bahia um lugar que possa receber o manto e preservá-lo.

liliane.farias , .

Fonte: Agencia brasil EBC..

Fri, 13 Sep 2024 01:43:15 +0000

Continua após a publicidade..