Gastronomia & Receitas

Novo robô chef pode reproduzir receitas só de “assistir” vídeos




Novo robô chef pode reproduzir receitas só de

Em novo estudo publicado na IEEE Access, pesquisadores descreveram a criação de um novo robô chef, capaz de reproduzir receitas só de assistir vídeos. Ao final do experimento, o robô conseguiu criar sozinho uma receita completamente nova.

Os cozinheiros humanos podem aprender novas receitas por meio da observação, seja assistindo outra pessoa cozinhar ou assistindo a um vídeo no YouTube, mas programar um robô para fazer uma variedade de pratos é caro e demorado.

Com isso, a ideia do experimento era treinar um chef robô para aprender da mesma maneira incremental que os humanos: identificando os ingredientes e como eles se combinam no prato. Para testar, na prática, a equipe desenvolveu oito receitas e filmou os processos. Eles então usaram uma rede neural disponível para treinar o chef robô.


CT no Flipboard: você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.

Robô aprende a reproduzir receitas

Usando técnicas de visão computacional, o robô analisou cada quadro do vídeo e conseguiu identificar os diferentes objetos e características. Ao identificar corretamente os ingredientes e as ações do chef humano, o robô conseguiu determinar qual das receitas estava sendo preparada.

Conforme aponta o estudo, dos 16 vídeos que assistiu, o robô reconheceu a receita correta em 93% das vezes, embora tenha detectado apenas 83% das ações do chef humano. O robô também foi capaz de detectar pequenas variações em uma receita.

Mas para testar, os pesquisadores não usaram vídeos de receitas que estamos acostumados a ver — aqueles feitos por alguns influenciadores nas redes sociais, cheios de cortes rápidos e efeitos visuais. Os autores alertam que, nesse tipo de vídeo, o robô lutaria para identificar.

“Nosso robô não está interessado nos tipos de vídeos de comida que se tornam virais nas mídias sociais. Eles são simplesmente muito difíceis de seguir. Mas, à medida que esses robôs chefs ficam melhores e mais rápidos na identificação de ingredientes em vídeos de comida, eles devem poder usar sites como o YouTube para aprender toda uma gama de receitas”, garantem os pesquisadores.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech

Continua após a publicidade..