Gastronomia & Receitas

Saiba como o arroz pode ser um aliado na sua dieta

Publicidade



Você é daquelas pessoas que precisa ter um controle maior do que come? Então, você certamente deve conhecer diversos regimes.

Um dos que mais ganhou popularidade recentemente é o low carb, do inglês, “pouco carboidrato” cujo objetivo é, basicamente, baixar o consumo de carboidratos não-integrais.

Muitos adeptos desse tipo de alimentação acabam por tirar todo o arroz da dieta, na esperança de conseguir ou emagrecer ou manter o peso estável na balança. No entanto, alguns estudos recentes mostram que a ingestão de arroz não é maléfica, ao contrário.

Quer saber um pouco mais sobre como o arroz pode se tornar um verdadeiro aliado na sua dieta? Nós reunimos algumas informações para você!

O consumo de arroz é benéfico

Em um evento realizado pelo Congresso Europeu sobre Obesidade, sugeriu-se que o consumo de arroz é sim benéfico. Na ocasião, foi apresentado um estudo feito no Japão que investigou o consumo do cereal em 136 países.

A conclusão que os pesquisadores chegaram foi que os países cuja população consome pelo menos 150 g de arroz por dia têm menos chances de desenvolver os mais diversos tipos de obesidade. E você consegue imaginar por quê?

Bem, é que, segundo alguns especialistas, o consumo desse cereal ajuda a consumir outros alimentos igualmente saudáveis, como as proteínas animal e vegetal, verduras e leguminosas, por exemplo.

É neste sentido que o arroz pode ser um grande aliado na sua dieta, já que ele pode te ajudar a ingerir outros alimentos saudáveis e nutritivos, reduzindo a quantidade de alimentos processados, ruins para a saúde e, especialmente, para quem deseja emagrecer.

Ressalvas ao estudo

Outros estudiosos do tema e médicos endocrinologistas rebatem o estudo que veio a público no Congresso Europeu sobre Obesidade. Segundo eles, não há evidências diretas de que o consumo do cereal de fato evita o ganho de peso, por exemplo.

Também não foram apresentados dados com relação ao nível de atividade física dos participantes, que tipo de arroz era consumido, nem outras características como os hábitos alimentares mais gerais. Por isso é mais difícil de afirmar com absoluta certeza que, de fato, o arroz não engorda.

O arroz está liberado?

Se há indícios de que o consumo do cereal não é o causador da obesidade, então, o consumo está liberado? Não é bem assim. Os nutricionistas recomendam um consumo de 3 a 4 colheradas de arroz por dia.

Além disso, os especialistas sugerem que a pessoa dê preferência para os alimentos integrais, ao invés dos cereais brancos. É que os integrais têm maior quantidade de fibras que ajudam a regular o intestino e, além disso, também mantêm o organismo saciado.

Características do arroz integral

O arroz é um cereal que está envolvida em uma casca que contém diversas fibras, proteínas e vitaminas. Quando dizemos que o arroz é integral, é porque ele não perdeu essa estrutura, ao contrário do branco, que, por ser processado, acaba perdendo a casca.

Considerando esses aspectos, o arroz integral é mais nutritivo que o branco, embora do ponto de vista calórico eles sejam praticamente iguais.

Outra característica do arroz integral é que ele demora mais tempo para ser cozido do que o branco.

Se você não o deixar de molho, ele pode levar uma média de 40 minutos para ficar no ponto. Agora, se você o deixar na água antes, então o tempo de preparo é menor, podendo variar entre 20 e 25 minutos.

Dicas nutritivas para consumir o arroz integral

Há várias formas de consumir o arroz integral e torná-lo mais atrativo. Para isso, pense em bons temperos e boas combinações.

Nós brasileiros, por exemplo, temos por hábito misturar o arroz com o feijão. Segundo alguns nutricionistas, essa combinação é extremamente nutritiva, já que reúne as proteínas e nutrientes de ambos e elas se completam. Que tal preparar um arroz integral para experimentar com o feijão?

Outra boa opção é pensar em risotos. É bem possível, por exemplo, misturar ao arroz alimentos como o palmito, a abobrinha, a cenoura e, com eles, fazer um risoto vegetariano, por exemplo. Nestes casos, capriche nos temperos e, se quiser, jogue até uma pimentinha para deixar o sabor mais acentuado.

E quem não gosta de um arroz com um franguinho? Esta é uma opção extremamente nutritiva e saudável, já que garante a ingestão de proteína de origem animal, além de prover o consumo de carboidratos que são necessários na dieta humana para dar energia e disposição.

Agora que você sabe que o arroz não é o vilão do seu regime, que tal criar uma receitinha com arroz integral para a sua família?

Continua após a publicidade..