Cultura

Mantenha seu cérebro em forma por meio de jogos e da realização de exercícios diários simples

Publicidade



Cuidar da nossa mente é fundamental para garantir qualidade de vida e longevidade. Isso tem feito com que o tema tenha sido muito estudado entre especialistas nos últimos tempos. Uma das respostas encontradas para melhorar a saúde da mente foi estimular o cérebro com regularidade, da mesma forma que fazemos com o corpo, afinal, exercitar a mente é tão importante quanto exercitar o físico. Pense no que acontece ao seu corpo quando você não pratica exercícios: fica cansado, sem energia e, quando quer praticar qualquer esporte, não lida bem com a fadiga. O mesmo acontece com a mente: se não exercitá-la, você pode ficar com um cérebro sem energia e mais lento.

Um cérebro em forma é fundamental para lidarmos com a correria diária, pois estamos sempre buscando equilibrar na balança todos os nossos afazeres — incluindo trabalho, saúde, finanças, entre outros. No entanto, exercitar o cérebro é muito mais simples do que parece. Veja nossas dicas a seguir.

A forma mais fácil de exercício mental é praticar jogos, visto que não só são benéficos para a saúde mental como ajudam a controlar os níveis de estresse ao mesmo tempo que proporcionam momentos divertidos. Existem jogos mentais e também jogos físicos para você praticar. Um exemplo de jogo mental é o jogo da memória, em que você deve decorar tudo o que há em uma imagem e depois fechar os olhos e tentar lembrar-se de todos os detalhes. Outro exercício bem fácil, que não toma muito do seu tempo, é tentar recordar tudo o que fez durante seu dia, passo a passo. Este exercício ajuda muito as pessoas que têm problemas de memória.

Além disso, existem também jogos físicos simples que ajudam a exercitar o cérebro, como palavras cruzadas, sudoku ou puzzles. No entanto, os mais divertidos são por vezes também os mais desafiadores: experimente fazer uma noite de jogos de tabuleiro, convide os seus amigos e jogue Banco Imobiliário ou Detetive, que ajudam o seu cérebro a praticar o pensamento estratégico. Outra sugestão é treinar a mente com um jogo de cartas. Seja paciência, buraco ou trinca, os jogos de carta são bastante interessantes para treinar a flexibilidade, a capacidade de observação e também a tomada de decisão. Atualmente, com a tecnologia fazendo parte das nossas vidas de forma intensa, também é possível jogar modalidades de cartas online. Algumas plataformas explicam como jogar, por exemplo, pôquer online, além de indicar quais são os melhores portais para se divertir com a modalidade e darem dicas básicas de como se iniciar neste jogo. O pôquer trabalha a mente provendo senso de estratégia e concentração.

Um dos problemas que o nosso cérebro costuma enfrentar é a rotina. Ao desempenhar funções cada vez mais repetitivas, o que leva a um baixo desempenho da mente quando é necessário fazer um esforço maior, nossa criatividade fica comprometida. Por isso, tente fazer diariamente exercícios que quebrem um pouco da rotina. Experimente mudar de lugar produtos que usa regularmente, como pasta de dentes e cremes diários, escove os dentes com a mão oposta à que costuma usar, entre outras estratégias simples, mas eficientes. Todas estas atividades farão com que seu cérebro pense mais e não realize ações automaticamente.

Como pode ver, existem exercícios muito simples que ajudam a treinar o cérebro e a não ficar preso na rotina. No entanto, existem ainda outras práticas para uma mente mais saudável, que podem complementar o que dissemos neste artigo. Assim, praticar a “neuróbica” (ginástica do cérebro) um pouco a cada dia estimula a mente, ativando, de forma consciente, diferentes partes do seu cérebro.

Continua após a publicidade..