Pets

10 coisas que podem matar o seu pet e precisam ser evitadas

Divulgação

Os animais são seres irracionais, portanto, ao adotar um bichinho, a responsabilidade pela segurança dele passa a ser sua. Dessa forma, é importante estar atento a coisas que para nós são inofensivas, mas que para os pets podem acarretar diversos problemas, inclusive a morte.

Um dos maiores riscos são os remédios ministrados sem a prescrição de um médico-veterinário. O organismo de um animal é completamente diferente do organismo de um ser humano, por isso, jamais medique o seu bichinho por conta própria.

Coisas que devem ser evitadas para proteger o seu animal de estimação

Os perigos fazem parte da vida, e os pets, infelizmente, não estão livres deles. Porém, ter conhecimento das causas mais comuns e evitáveis do falecimento dos bichinhos é a maior e melhor medida de proteção a ser tomada.

Naftalina

Se ingerida, sobretudo pelos pets, a naftalina se torna extremamente nociva. A intoxicação por esse composto químico danifica o sistema nervoso central do animal, além de prejudicar o fígado.

Os sintomas mais recorrentes são convulsões e vômitos. Então, se possível, não faça uso desse repelente.

Produtos de limpeza

Produtos de limpeza como amaciantes, detergentes e desinfetantes, possuem em sua composição detergentes catiônicos, que são tóxicos e podem causar o falecimento do seu bichinho.

O envenenamento por essa substância gera vômitos, salivação, letargia, convulsões, choque e até mesmo coma. Mantenha esses produtos fora do alcance dos seus animais.

Plantas ornamentais

Apesar de os animais ingerirem grama para auxiliar na digestão, há diversas plantas tóxicas para eles, como espinafre, folha de abacate, mamona, lírio-do-vale, etc.

A intoxicação por plantas acarreta problemas diversificados, de acordo com a espécie consumida, porém, em geral, todas costumam causar alterações no sistema nervoso central e vômitos.

Por isso, além de manter o seu jardim podado, busque mais informações sobre todas as plantas presentes ali, verificando seus possíveis malefícios à saúde, não permitindo, então, a ingestão delas pelo seu animal.

Chocolate

Por mais que o chocolate seja considerado por muitos um dos prazeres da vida, para os animais, ele pode ser muito prejudicial, pois contém uma substância que — para eles — é tóxica, chamada teobromina.

A teobromina é gerada por meio da planta do cacau, sendo um alcalóide que causa dilatação brônquica, produz efeitos cardiovasculares e afeta o sistema nervoso central.

Os pets absorvem a teobromina porque não são capazes de eliminá-la rapidamente. Então, não dê, de forma alguma, chocolate ao seu bichinho. Calcula-se que menos de 6 gramas por quilo seja fatal.

Álcalis

Geralmente, os álcalis presentes nas casas são hidróxido de amônio, soda cáustica e permanganato de potássio. Esses compostos químicos são comuns em detergentes, amônia e, é claro, pilhas alcalinas.

Quando consumidos, as membranas mucosas do trato digestivo dos animais, como colón, boca, estômago, esôfago e intestino delgado, ficam irritadas e queimam, ocasionando a morte do animal.

Os sintomas de envenenamento alcalino incluem: dor no peito, salivação, convulsão, letargia, perda de apetite e irritação da mucosa oral. Além disso, o falecimento ocorre, em média, 24 horas após a ingestão desses materiais. Não deixe esses objetos por onde o seu bichinho trafega.

Alho, alho-poró e cebola

A família Allium, em geral, causa muito prejuízo para os animais, pois, o consumo de grandes quantidades, pode gerar anemia. Vômito, urina avermelhada, letargia e diarreia são alguns dos sintomas.

Cola de madeira e de construção

Tanto as colas de construção quanto as de madeira são nocivas para os pets, pois possuem diisocianato. Se consumidas, mesmo que em quantidade pequena, elas crescem de forma rígida no estômago e a necessidade de cirurgia se torna iminente.

Os sintomas causados são: distensão do abdômen, baba, vômito, náusea e perda de apetite.

Clareadores de roupa

Compostos de cloro e alvejantes, utilizados para o clareamento de roupas, são extremamente nocivos para os animais, causando dor abdominal, vômitos e salivação.

Para que o seu animal não tenha acesso a esses produtos, mantenha-os em prateleiras ou armários altos.

Abacate

Por mais surpreendente que possa parecer, o abacate causa, sim, prejuízos para a saúde do seu bichinho. Na verdade, a responsável pelos malefícios é a substância persina, que ocasiona diarreia e vômitos, e pode levar seu pet a óbito.

Então, por mais que essa fruta seja do seu gosto e faça parte da sua alimentação diária, não a ofereça para o seu animal.

Enxaguante bucal

E, por último, os enxaguantes bucais possuem ácido bórico, que é altamente perigoso para os pets. Outros objetos que contêm esse composto químico são soluções para limpeza de dentaduras, câmeras e lentes de contato.

Portanto, armazene-os em um local seguro — dê preferência às gavetas — e não se esqueça de mantê-los em embalagens seguras.