Pets

Qual o melhor tipo de tosa para a raça do meu cãozinho?

Tosar os pelos do pet deve fazer parte de sua rotina básica de saúde. Mesmo que seja preciso fazer a tosa no frio, os benefícios de cortá-los são inúmeros.

Por exemplo, quando o animal tem os pelos cortados, seu corpo cria uma barreira contra o surgimento de carrapatos e pulgas, além de preservar a sua higiene.

No entanto, é importante ir com calma nesta hora, pois não são todos os animais que, de fato, precisam ser tosados com tanta frequência.

Cães como Beagle, Boxer, Dálmata e o famoso Salsicha, são espécies portadoras de pouca pelagem. Desta forma, não é necessário tosá-los, uma vez que não há o que se eliminar, exigindo apenas a limpeza dos ouvidos e a aparação das unhas, claro.

Por outro lado, há raças que requerem cortes mensais ou trimestrais, devido sua alta produção de pelo, que recebem bem cortes radicais e modernos.

Cachorros como o Golden e o Terra nova, por exemplo, são donos de muitos fios e mechas que podem dar um pouco de trabalho durante a sua remoção, exigindo um trabalho reforçado.

Assim, para saber qual é a tosa que mais se adéqua ao seu cãozinho, é preciso levar algumas considerações e entender as suas reais necessidades. Confira os modelos a seguir!

Tosa higiênica

Raças como Poodle e Schnauzer são conhecidas por soltarem muito pelo, embora eles não cresçam com tanta velocidade que os demais.

Neste caso, é recomendado a tosa higiênica, que nada mais é que o corte dos pelos íntimos, como na região do bumbum e ânus, além de aparar unhas e limpar os ouvidos.

Aqui, também é realizado a remoção dos pelos entre patinhas e ouvidos, que visa livrar o animal do aparecimento de parasitas, fungos e bactérias, responsáveis por tirarem o conforto do bichinho, que muitas vezes sofrem com coceiras e irritações.

Tosa na tesoura

Este modelo é mais delicado, sendo indicado aos cachorros com pouca pelagem, como média ou pequena, muito presente nas raças Teckel, Bulldog francês, Chihuahua e Pinscher.

Além de preservar as características do bicho, o corte utilizando tesoura também é usado em animais sensíveis a barulhos, que muitas vezes impedem o tosador de realizar o seu trabalho.

Desta forma, o modelo de tosa tem por objetivo facilitar o trabalho do veterinário, sem estressar o bichinho.

Tosa na máquina

Uma opção muito usada em animais detentores de pelos enormes, é a tosa a base de máquina. O método é ideal para os cabeludos, que podem ter seus pelos ajeitados com muito estilo, caso o seu dono aprove.

Sendo um processo um pouco mais rápido que os demais, a máquina facilita o corte, ao deslizar entre os pelos, com segurança e eficiência.

Tosa bebê

Este tipo de tosa lembra muito os filhotes, devido o corte deixar os pelos tão baixos quanto a de um cãozinho recém-nascido. O formato também preza por deixar o animal com pelo suficiente para se aquecer, protegendo-o de gripes e resfriados.

Normalmente, este tipo de tosa visa deixar o bichinho com até 3 centímetros de pelagem. Mas, a altura desta pode variar de acordo com o gosto dos donos, que podem esclarecer ou trocar sugestões com um tosador de confiança.

Costas raspadas

Neste exemplo, o cachorro tem suas características preservadas, onde apenas a pelagem da região das costas é retirada, porém em uma quantidade menor, tudo em prol para que o animal não sinta frio, e que muito menos venha adoecer.

O modelo de corte é mais indicado para as raças Cocker e Scottish, devido tanto excesso quanto a pouca pelagem favorecem suas estaturas e condições biológicas.

Em suma, os pelos dos animais tem por objetivo protegê-los de doenças, além de manter a sua temperatura. Em vista disso, é importante respeitá-las de acordo com cada raça.

Para tanto, é necessário levar o animal em um veterinário ou tosador que entende do assunto, e que utilize maquinários seguros para a realização deste tipo de processo.

Além de prezar pelo bem-estar do bicho, procurar um profissional experiente também pode evitar futuras complicações.

Leave a Comment

Your email address will not be published.


Talvez você também goste