Diversão

Wey: SUVs de luxo são novo caminho para GWM no Brasil

Publicidade



Wey: SUVs de luxo são novo caminho para GWM no Brasil - 1

Way, em inglês (fala-se “uei”), significa caminho. Wey, com “e”, pronuncia-se da mesma forma e, na China, é o nome de uma marca de carros pertencente à GWM que tem como especialidade os SUVs de luxo. Se você ainda não ouviu falar da Wey, pode ter certeza de que esse é o caminho (com o perdão do trocadilho) — ou pelo menos um deles — que será seguido pela montadora em breve no Brasil.

Pelo menos foi isso o que os executivos da marca deixaram transparecer durante a visita do Canaltech à fábrica gigantesca da GWM na cidade de Xushui, bem próxima de Baoding, na China.

A ideia da GWM em levar a marca voltada para o segmento premium no Brasil é alcançar uma parcela de consumidores que, hoje, não parece disposta a trocar montadoras tradicionais por outras que, ao menos até agora, não gozam de tanto prestígio assim na região.


Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no Telegram e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Quais serão os rivais da Wey?

Sem faltar com o respeito concorrentes de momento das linhas Haval e Ora, por enquanto as únicas presentes em território verde-amarelo, a GWM não fez segredo e falou abertamente sobre quais rivais pretende alcançar com a chegada da Wey ao Brasil: Audi, BMW e Mercedes-Benz, hoje referências no segmento premium.

Wey: SUVs de luxo são novo caminho para GWM no Brasil - 2
GWM Wey 05 marcará estreia da subsidiária de luxo da fabricante chinesa no Brasil (Imagem: Paulo Amaral/Canaltech)

A confiança da GWM em entrar na disputa com as três cobiçadas marcas alemãs parece estar bem fundamentada.

Em um primeiro contato com três dos modelos da Wey (Wey 03, Wey 05 e Way 07), foi possível perceber o alto nível do acabamento interno, tanto em qualidade dos materiais quanto nos cuidados com o encaixe.

Além disso, os modelos têm um design ousado, futurista, que remetem a um estilo de quem realmente está em busca de algo novo, disruptivo. Tudo isso sem se esquecer, claro, da potência e da autonomia.

Wey: SUVs de luxo são novo caminho para GWM no Brasil - 3
Interior do Wey 05 não deixa dúvidas de que se trata de um produto premium (Imagem: Paulo Amaral/Canaltech)

Afinal, um SUV elétrico de luxo que pretende desafiar as gigantes alemãs precisa ter o pacote completo. E o primeiro contato com dois dos modelos da submarca da GWM não deixou dúvidas a respeito.

Como são os SUVs de luxo da GWM?

A reportagem do Canaltech teve a chance de acelerar, por poucos metros, em um trajeto formado basicamente por duas retas (uma livre para sentir a potência e outra com objetos para obrigar o motorista a fazer slalom), os modelos Wey 03 e Wey 05, que na China era vendido como Wey Coffee 01.

Wey: SUVs de luxo são novo caminho para GWM no Brasil - 4
Design traseiro do Wey 05 também é bem chamativo (Imagem: Paulo Amaral/Canaltech)

Ambos impressionaram não apenas pela potência, mas pela agilidade e equilíbrio demonstrados na rápida tarefa, de pouco mais de 200 metros, que exigia reflexos rápidos e muita atenção.

O Wey 05 foi o mais “assustador”, pois mostrou um casamento perfeito entre suas dimensões (4,87 m de comprimento x 1,96 m de largura x 1,69 m de altura e 2,91 m de entre-eixos) com seu conjunto mecânico.

Wey: SUVs de luxo são novo caminho para GWM no Brasil - 5
Wey 05 tem dimensões impressionantes, e desempenho ainda melhor (Imagem: Paulo Amaral/Canaltech)

O GWM Wey 05 tem powertrain híbrido plug-in, formado por um motor 2.0 turbo a combustão e outros 2 elétricos. A potência combinada é de 483 cv, e o torque chega a 86,3 kgf/m. Isso faz, segundo a marca, que o SUV premium de tração integral e câmbio automático de 9 marchas tenha um 0 a 100 km/h digno de carros esportivos: 5 segundos.

A autonomia do sistema de baterias é de 39,7 kWh e, segundo a GWM, aguenta recargas de até 50 kW. Dessa forma, o Wey 05 pode rodar cerca de 146 quilômetros exclusivamente no modo elétrico, com um alcance combinado de absurdos 250 km/l.

O Wey 03 (que por lá é o Coffee 02), por sua vez, é um pouco menos imponente e feroz, mas, nem por isso, decepcionou no primeiro contato. A ficha técnica do modelo testado no evento não foi divulgada, assim como a do Wey 07, já que a intenção foi manter o foco no Wey 05, que dará início à história da marca no Brasil.

Quando o Way 05 chega ao Brasil?

A GWM não confirmou de forma oficial quando o Way 05 chegará ao Brasil e nem quanto o SUV custará, mas a ideia é que ele fique posicionado em uma faixa de preço acima do Haval H6 Premium GT, hoje o mais caro da linha à venda no país.

Wey: SUVs de luxo são novo caminho para GWM no Brasil - 6
Design do Wey 05 combina elementos que o tornam ousado e feroz ao mesmo tempo (Imagem: Paulo Amaral/Canaltech)

Partindo dessa premissa, não é difícil imaginar que os interessados em trocar Audi, Mercedes ou BMW pelo imponente SUV premium chinês terão de desembolsar valores próximos aos R$ 450 mil para levar o Way 05 para a garagem.

GWM Wey 05
GWM Wey 05
GWM Wey 05
GWM Wey 05 (Paulo Amaral/Canaltech)
GWM Wey 05
GWM Wey 05 (Paulo Amaral/Canaltech)
GWM Wey 05
GWM Wey 05 (Paulo Amaral/Canaltech)
GWM Wey 05
GWM Wey 05 (Paulo Amaral/Canaltech)
GWM Wey 05
GWM Wey 05 (Paulo Amaral/Canaltech)
GWM Wey 05
GWM Wey 05 (Paulo Amaral/Canaltech)
GWM Wey 05
GWM Wey 05 (Paulo Amaral/Canaltech)
GWM Wey 05
GWM Wey 05
GWM Wey 05
GWM Wey 05 (Paulo Amaral/Canaltech)
GWM Wey 07
GWM Wey 07 (Paulo Amaral/Canaltech)
GWM Wey 07
GWM Wey 07 (Paulo Amaral/Canaltech)
GWM Wey 07
GWM Wey 07 (Paulo Amaral/Canaltech)
GWM Wey 07
GWM Wey 07 (Paulo Amaral/Canaltech)
GWM Wey 07
GWM Wey 07 (Paulo Amaral/Canaltech)
GWM Wey 07
GWM Wey 07 (Paulo Amaral/Canaltech)

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech

Continua após a publicidade..