Esportes

Brasil ganha 4 medalhas em competição internacional

Freepik

O final do mês de outubro foi motivo para muitas comemorações no Aberto de Santo Domingo de Badminton. Os brasileiros conseguiram se garantir e o Brasil ganhou 4 medalhas em competição, com alguns destaques. Badminton, para quem não conhece, é um esporte semelhante ao tênis e ao vôlei de praia, podendo ser jogado individualmente ou em dupla.

Competição

Fabiana Silva e Jaqueline Silva foram as que garantiram a semifinal, nas quartas de final Jaqueline enfrentou Mendoza Daibelis da Venezuela, e desde o início conseguiu se impor na competição. A atleta ainda abriu vantagem e garantiu o resultado parcial, vencendo 2 sets a 0, sendo eles de 21 a 12 e 21 a 8. Com esse resultado, a competidora já garantiu o pódio e para avançar no torneio, a próxima adversário será Nairoby Abigail Jimenez, da República Dominicana.

Do outro lado da chave, Fabiana Silva, participou de um duelo 100% brasileiro durante as quartas de final, venceu Samia Lima por 2 sets a 0, um dos jogos mais disputados do dia. Ao se garantir para a semifinal no badmington, agora ela enfrentaria Ruhi Raju, dos Estados Unidos.

Duplas Mistas

Na categoria de duplas mistas, metade dos participantes são brasileiros, contando com as quartas de finais Fabricio Farias e Jaqueline Lima do Brasil, que venceram Mendoza Daibelis e Barrios William da Venezuela, por 2 sets a 0. O próximo passo é encarar os dominicanos Nairobi Abigail Jimenez, e Cesar Adonis Brito Gonzalez.

Já Samia Lima e Francielton, venceram Jhon Berdugo e Cristina Ramirez da Colombia, por 2 sets a 0 também, e na próxima etapa devem encarar os canadenses, Alexandra Mocanu e Thien Quan Nicolas Nguyen.

Na categoria de duplas masculinas, Fabricio Faria e Francielton Farias, venceram Wilton Tabares e Miguel Marinez da República Dominicana, por 2 sets a 0. A disputa da semifinal é contra Phone Pyae Naing e Sahil Sipani.

Quanto as duplas femininas, Samia Lima e Jaqueline Lima, conseguiram vencer Cristina Ramirez e Laura Valentina Londono da Colombia por 2 sets a 0, e agora concorrem a medalhas em competição internacional contra Mikeiky Acosta e Michelle Alexandra Guzman Moreno, da República Dominicana.

Destaques

Uma das principais atletas que foram destaque na competição internacional de Badminton foi Fabiana Silva, que teve feitos na categoria individual, derrotando Haramara Gaitán, do México, Nairobi Jimenez da República Dominicana, Daibelis Mendoza da Venezuela, e Ruhi Raju dos Estados Unidos, conquistando assim, o ouro.

Foi por bem pouco que o Brasil não teve um final no individual feminino, totalmente brasileira, isso porque Jaqueline Lima conseguiu chegar até a semifinal, mas foi derrotada pela norte americana, e ficou com a medalha de bronze.

Jaqueline foi a maior medalhista de toda a competição, levando 3 medalhas para casa, ganhou na categoria de duplas femininas junto com Sâmia Lima, ganhou o ouro na categoria de duplas mistas, com Fabricio Farias, e no individual feminino.

Todos os medalhistas em Santo Domingo, foram:

  • Fabrício Farias
  • Francielton Farias
  • Jaqueline Lima
  • Sâmia Lima
  • Fabiana Silva

Todos já haviam conquistado medalhas de bronze durante os jogos Pan-Americanos em Lima no Peru, e agora a competição em Aberto de Santo Domingo também foi essencial para aumentar o número de medalha desses atletas de Badminton.

O esporte segue firme para as Olimpíadas em Tóquio 2020, e agora com atletas um pouco mais experientes e medalhistas.

Para o Brasil, os títulos conquistados são de extrema importância para o esporte, que agora começa a ter uma nova visão de atletas mais capacitados, que podem trazer medalhas do Mundial do ano que vem no Japão.

Começa a ser cada vez mais um esporte presente nas pautas de Educação Física nas escolas e o interesse pelo badminton começa também ser algo crescente.

Se desejar saber tudo sobre o esporte, o blog RacketLovers, apesar de ser em inglês é um ótimo lugar para aprender tudo o que quiser sobre o mesmo.


Talvez você também goste