Esportes

Coluna: Libertadores no FIFA acirra rivalidade entre games de futebol




Freepik

A EA Sports fechou um acordo com a Conmebol que prevê a inclusão da Libertadores, Copa Sul-Americana e Recopa no FIFA 20. Os campeonatos  estarão acessíveis em todos os modos de jogo, como o FIFA Ultimate Team. Os clubes classificados para esses torneios no ano que vem estarão presentes no FIFA 20, inclusive, alguns que ainda são exclusivos do concorrente Pro Evolution Soccer (PES 2020), da Konami, como Flamengo e Palmeiras. O acordo vale ainda para agremiações de futebol de outras confederações da América do Sul, o que significa que também veremos a estreia de times como River Plate e Boca Juniors.

A novidade abrange ainda a criação da eLibertadores, uma versão digital do principal campeonato de futebol da Américas, com premiações que somam US$ 100 mil (R$ 420 mil na cotação atual). As qualificatórias do torneio serão disputadas online, com inscrições abertas a partir do dia 6 de dezembro. A final será presencial aqui no Brasil nos dias 7 e 8 de março, data em que o conteúdo adicional já estará disponível. Ele poderá ser baixado gratuitamente nas versões para PS4, Xbox One ou PC. O Switch, mais uma vez, fica de fora.

Não é a primeira vez que a EA Sports fecha um acordo desse tipo. Em junho, a desenvolvedora lançou uma atualização que colocou a Copa do Mundo Feminina no FIFA 19. Seleções femininas, aliás, já são comuns na série FIFA há alguns anos, mas ainda são ausências sentidas no Pro Evolution Soccer.

A inclusão dos campeonatos da Conmebol no FIFA 20, portanto, é mais um reforço na batalha por licenças em games de futebol. No ano passado, a EA já tinha arrematado a Liga dos Campeões, depois de um período de dez anos de exclusividade do concorrente PES 2020. O acordo se mantém este ano, e vale também para a Liga Europa e Super Cup. O FIFA 20 ainda conta com diversas ligas nacionais da Europa, como a La Liga (Espanha) – primeira e segunda divisões –  e o campeonato português.

No PES 2020, o destaque é o acordo feito com a CBF que incorporou a Série A e a Série B ao jogo. Isto sem falar na exclusividade com grandes clubes, como Flamengo e Corinthians. No âmbito internacional, vale mencionar a parceria com a Juventus de Cristiano Ronaldo e também com a Eurocopa – esta deve chegar em uma atualização gratuita no ano que vem.  Vários estádios só podem ser apreciados no game da Konami, como o Camp Nou (Barcelona) e o Allianz Arena (Bayern de Munique).

Por enquanto, quem quiser jogar com Flamengo ou Corinthians no FIFA 20 terá de esperar até março. Torcedores de times como Corinthians e Vasco precisam torcer para que seus clubes confirmem na Libertadores se quiserem vê-los no FIFA 20. A presença desses times, porém, não significa que seus ídolos estarão jogando no campo virtual. Isso depende do contrato firmado entre clubes e empresas de games, e geralmente envolve a anuência dos jogadores envolvidos. No caso específico de clubes brasileiros, é bastante comum ver elencos preenchidos com jogadores genéricos.

Fonte: Agência Brasil

Continua após a publicidade..