Foi em 16 de outubro de 2004 que um menino chamado Lionel Messi fez sua primeira aparição no time profissional do Barcelona. Aos 38 minutos do segundo tempo da partida contra o Espanyol, ele foi a campo no lugar de Deco e, aos 17 anos, dava o primeiro passo rumo a uma impressionante carreira. Agora, uma década e meia depois, todos sabem onde o craque chegou, e nós relembramos a escalação do time catalão naquele dia que ficou marcado na história do futebol.
De torcedor para torcedor: clique aqui e siga o 90min no Instagram!
Victor Valdés (goleiro)

Aos 23 anos, já era o goleiro titular do Barça, clube pelo qual também marcou época.
Belletti (lateral-direito)

Começou sua passagem pelo Barça justamente em 2004, mas conquistaria a fama de herói ao marcar em 2006 o gol que garantiu o título da Liga dos Campeões ao clube.
Puyol (zagueiro)

Era um zagueiro que deixava a alma em campo pelo Barcelona, o que por vezes fazia até o torcedor esquecer uma eventual falta de técnica. Até hoje carrega consigo o respeito de quem foi capitão blaugrana por muito tempo.
Oleguer (zagueiro)

Era o jogador menos habilidoso da equipe, mas se destacava pelo jogo aéreo. Na temporada 2004/2005, quando Messi debutou, jogou 36 partidas e ganhou La Liga.
Giovanni van Bronckhorst (lateral-esquerdo)

O holandês atuou no Barça entre 2003 e 2007, mas sua melhor temporada foi justamente a de 2004, com um inesquecível gol diante do Real Madrid.
Rafa Márquez (zagueiro / volante)

Trazido do futebol mexicano, era zagueiro de origem, mas tinha toda a capacidade de jogar como primeiro volante e botar os atacantes adversários “no bolso”.
Xavi Hernández (meia)

Foi um dos melhores meio-campistas da história do Barcelona e do futebol espanhol. Um líder nato e de alta qualidade.
Deco (meia)

Contratado depois de ganhar a Champions League pelo Porto, era um meia que fazia o chamado “box to box”, alternando funções de defesa e ataque com grande capacidade.
Ronaldinho Gaúcho (meia-atacante)

O “bruxo” era capaz de tudo dentro de campo, tanto que se tornou um dos maiores talentos de todos os tempos do futebol mundial.
Henrik Larsson (atacante)

O sueco era um atacante de mobilidade, mas não teve muito sucesso no Camp Nou. Ficou lesionado por muito tempo, o que atrapalhou o seu desempenho.
Samuel Eto’o (atacante)

O melhor jogador de todos os tempos de Camarões tinha o faro de gol na veia. Veloz, era um grande definidor, tanto que anotou 129 gols em 199 partidas pelo Barça.
Fonte: 90min