Futebol

4 grandes seleções do futebol mundial que fecham a temporada 2023 em crise




Se apenas um adjetivo fosse necessário para descrever o ano da Seleção Brasileira, este seria “catastrófico”. À deriva em seu alto comando, carente de referências em sua gestão e também dentro das quatro linhas, a Canarinho vem batendo recordes negativos em 2023, fechando a temporada com três derrotas consecutivas e amargando uma vexatória sexta posição nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026.

O Brasil, no entanto, não é a única grande seleção do mundo fazendo um ano “para esquecer”. A seguir, o 90min apresenta outras três tradicionais equipes do futebol mundial que terminam 2023 em crise esportiva.


1. Alemanha

4 grandes seleções do futebol mundial que fecham a temporada 2023 em crise - 1
Alemanha vem empilhando derrotas | Guenther Iby/GettyImages

A tetracampeã do mundo, assim como o Brasil, parece “à deriva” neste momento. Apesar de contar com uma boa geração de jogadores, a DFB vem empilhando resultados ruins e performances muito pobres nesta temporada, tendo perdido seus últimos dois amistosos realizados em 2023: 3 a 2 para a Turquia e 2 a 0 para a Áustria.

A “sorte” dos germânicos é que sua vaga para a Euro 2024 foi garantida de forma automática por se tratar do país-sede do torneio. Julian Nagelsmann, contratado para a vaga do demitido Hansi Flick, terá muito trabalho.

2. Itália

4 grandes seleções do futebol mundial que fecham a temporada 2023 em crise - 2
Itália se garantiu na Euro 2024 “na bacia das almas” | Ralf Ibing – firo sportphoto/GettyImages

A campeã da Eurocopa 2021 está devendo futebol desde aquela final continental. Prova disso é que não se classificou para a Copa do Mundo do Catar (2022) e quase ficou para a repescagem na disputa por vaga para a Euro 2024. Mesmo em um grupo fácil, a Azzurra só conseguiu se classificar como segunda colocada e na “bacia das almas”, arrancando um empate suado na rodada final.

3. Chile

4 grandes seleções do futebol mundial que fecham a temporada 2023 em crise - 3
Chile faz péssimo início de Eliminatórias | Franklin Jacome/GettyImages

É verdade que o Chile não tem o mesmo “peso” de Brasil, Alemanha e Itália no cenário mundial, mas é uma seleção muito tradicional na América do Sul e com títulos recentes de Copa América. La Roja, no entanto, não consegue voltar aos trilhos e vem sofrendo nesta entressafra geracional, com seus atuais jogadores não conseguindo repor à altura a “geração de ouro” (Alexis, Vidal e outros) já envelhecida.

Neste momento, o Chile aparece na antepenúltima colocação das Eliminatórias Sul-Americanas, com apenas cinco pontos somados em seis rodadas.

Fonte: 90min

Continua após a publicidade..