Futebol

5 clubes com as melhores categorias de base da Europa

5 clubes com as melhores categorias de base da Europa - 1

​Há como sobreviver no futebol sem uma categoria de base forte? Muitos dizem que não. E isso vale, também, para o futebol europeu, onde clubes (de grande e médio porte) são conhecidos por serem verdadeiras escolas de formação de jogadores. Abaixo, nós listamos cinco equipes do Velho Continente que se mostram exemplos e são considerados os melhores neste sentido!


5 – Dínamo de Zagreb

Mario Mandzukic

Estudos indicam que o Dínamo de Zagreb é o clube com o maior número de jovens jogadores espalhados pelo futebol europeu. Na final da Copa da Rússia, em 2018, entre Croácia e França, havia 10 atletas com passado nas divisões inferiores do clube. Modric (foto de capa), Mandzukic, Kovacic, entre outros nomes, nasceram lá.


4 – Lyon

Real Madrid

A grande escola de jogadores franceses tem o Lyon como grande expoente. Umtiti, Tolisso, Ben Arfa, Martial e Benzema são apenas algumas das estrelas criadas no clube.


3 – Real Madrid

FBL-EUR-C1-DRAW

É difícil encontrar uma equipe importante na Europa que não tenha um jogador nascido em “La Fábrica”, como é conhecida a base merengue. Grandes jogadores surgiram ali, como Iker Casillas, Raúi Butragueño ou, mais recentemente, Nacho, Carvajal e Lucas Vázquez.


2 – Barcelona

Lionel Messi

A chegada de Johan Cruyff mudou para sempre a maneira como a “cantera” do Barça funciona. La Masía nasceu com o holandês, um modelo de categorias inferiores que não apenas aposta no esporte, mas também ensina valores fora do campo do futebol. A partir disso, Lionel Messi, Iniesta, Xavi, Fabregas, Piqué, Puyol e muitos outros grandes jogadores surgiram.


1 – Ajax

Frenkie de Jong

O clube mais importante da Holanda é, sem dúvida, uma escola de treinamento. Por meio da Ajax Youth Academy, a instituição trabalha no recrutamento e formação de talentos entre 7 e 18 anos, com ideias e valores que vêm da época de Johan Cruyff. É um clube que praticamente não faz contratações, pois se alimenta de suas divisões inferiores. Apenas para citar alguns nomes que ali começaram: o próprio Cruyff, Marco van Basten, Frank Rijkaard, Patrick Kluivert, Edgar Davids, Frenkie de Jong, Matthijs de Ligt e Vertonghen.

Fonte: 90min


Talvez você também goste