Futebol

5 dinastias esportivas que foram derrubadas ou estão ameaçadas nesta temporada

Quantas vezes você já não ouviu falar que o futebol “é uma caixinha de surpresas”?

Bem, a imprevisibilidade é um dentre os tantos fatores que faz esse esporte ser tão apaixonante. E mesmo quando vemos dinastias sendo construídas, como no Campeonato Alemão ou no Francês, sempre há brecha para uma ruptura. E a atual temporada nos prova isso.

A seguir, listamos 5 dinastias que foram derrubadas ou estão prestes a cair em 2020/21:

1. Lyon Feminino na Champions

5 dinastias esportivas que foram derrubadas ou estão ameaçadas nesta temporada - 1
Lyon foi eliminado pelo arquirrival PSG, nas quartas | Catherine Steenkeste/Getty Images

Abrimos essa lista, de cara, com um episódio chocante que marcou a tarde do último domingo (18). Contrariando todas as expectativas e ‘quebrando a banca’ de apostas na competição, o PSG venceu o Lyon por 2 a 1 e avançou às semifinais da Champions League Feminina.

Vitoriosas no jogo de ida por 1 a 0, as lionesas eram as atuais pentacampeãs europeias e principais favoritas ao título, mas foram surpreendidas por um jogo quase perfeito das parisienses.

2. Shakhtar Donetsk no Campeonato Ucraniano

5 dinastias esportivas que foram derrubadas ou estão ameaçadas nesta temporada - 2
Shakhtar caminha para ser destronado na Ucrânia | AFP/Getty Images

O Shakhtar conquistou oito das últimas dez edições do Campeonato Ucraniano, incluindo o atual tetracampeonato consecutivo. Essa soberania, no entanto, está por um triz de ser encerrada.

Restando apenas mais quatro rodadas em disputa, o Dínamo de Kiev, maior campeão nacional, abriu dez pontos de vantagem em relação ao arquirrival de Donetsk. Somente uma catástrofe tira o título da equipe da capital.

3. Portugal com novo campeão?

5 dinastias esportivas que foram derrubadas ou estão ameaçadas nesta temporada - 3
Sporting pode colocar ponto final na dinastia de Porto e Benfica | PATRICIA DE MELO MOREIRA/Getty Images

A última vez que o Campeonato Português teve um campeão que não se chamava FC Porto ou SL Benfica foi na temporada 2001/02, ou seja, há duas décadas.

São 20 anos de domínio dividido entre Dragão e Luz, dinastia compartilhada que tem tudo para ser encerrada em 2020/21: o Sporting Clube de Portugal lidera o campeonato com seis pontos de frente em relação ao vice-líder Porto, restando sete rodadas para o fim. Será?

4. Juventus no Campeonato Italiano

5 dinastias esportivas que foram derrubadas ou estão ameaçadas nesta temporada - 4
Juventus está ameaçada até de perder vaga no G-4 | Jonathan Moscrop/Getty Images

Os investimentos no futebol nunca foram tão altos como hoje na Juventus mas, paradoxalmente, seu nível de performance despencou ao ponto da Velha Senhora não apenas estar em vias de ser destronada, como correndo riscos sérios de ficar fora do G-4 no Italiano.

Atual eneacampeã, a equipe de Turim soma 62 pontos em 31 rodadas e está a 13 de distância da líder Inter de Milão, restando apenas sete rodadas em disputa. A briga juventina, ao que parece, será ‘apenas’ por vaga na Champions League.

5. Corinthians na Libertadores Feminina

5 dinastias esportivas que foram derrubadas ou estão ameaçadas nesta temporada - 5
Corinthians perdeu para o América de Cali nas semifinais | Pool/Getty Images

Principal potência do futebol feminino sul-americano nos últimos três anos, o Corinthians chegou à Libertadores 2020, disputada neste ano, com status de franco favorito ao terceiro título continental de sua história.

Nos primeiros três jogos, desempenho avassalador do Timão e toda pinta de que a taça iria ao Parque São Jorge. Mas as projeções foram para o ralo nas semifinais, quando um corajoso América de Cali bateu de frente com as comandadas de Arthur Elias e eliminaram as brasileiras nas penalidades.

Na grande decisão, o título acabou ficando com a Ferroviária, equipe que esteve a um gol de ser eliminada ainda na fase de grupos.

Fonte: 90min