Futebol

7 cidades que todo amante do futebol deveria visitar




7 cidades que todo amante do futebol deveria visitar - 1

Assim como no mundo inteiro, o futebol é o esporte mais popular do Brasil e arrasta multidões de fãs para os estádios jogo após jogo. No país do futebol, presenciamos festas de tirar o fôlego, organizadas por torcidas dos mais variados times, nos quatro cantos do nosso território. No entanto, o esporte da bola redonda também é motivo de grandes festas em outros cantos do planeta. Diante disso, listamos algumas cidades que todo brasileiro, fã de futebol, deveria visitar durante a sua vida se tivesse a oportunidade. Confiram.

​​Londres

Charlton Athletic v Sunderland - Sky Bet League One Play-off Final

A capital da ​terra de onde nasceu o futebol, obviamente, não poderia deixar de estar nesta lista, e é sem dúvida um local que todo fã deveria visitar pelo menos uma vez em sua vida. Possuindo 15 times da cidade que já disputaram , ao menos por uma temporada, é impossível explicar a relação que Londres possui com este esporte.

Dentro da cidade, é possível dizer que há praticamente um estádio ​em cada bairro, e cada um deles possui sua peculiaridade e sua história com a cidade e com o time donatário do local. Em dias de clássicos, a cidade inteira para à fim acompanhar a jornada esportiva do dia até o fim da partida, demonstrando o amor dos ingleses para com o futebol.

FBL-ENG-PR-TOTTENHAM-ARSENAL

Entre as rivalidades existentes, a rixa entre Tottenham e Arsenal aquece o norte da cidade, enquanto o dinheiro do Chelsea e os fervorosos clássicos entre West Ham United e Milwall poderiam facilmente transformar a capital da terra da rainha num local glamouroso de algum filme de Hollywood. Seja pelas pessoas, pelos estádios ou pelos times existentes na cidade, Londres é a cidade do futebol por méritos e isso não se pode negar. 

Buenos Aires

Boca Jrs. v Velez - Copa de la Superliga 2019

Se Londres é a capital do futebol de um lado do Atlântico, com toda certeza do mundo do outro lado são os argentinos. Por isso, outra cidade impossível de ser deixada de fora é a capital da Argentina.

É possível dizer que nenhum cidadão de algum outro país no mundo torce tão fervorosamente para​ seu clube como o argentino. Completamente apaixonado pelos seus times, os hermanos sempre surpreendem o mundo do futebol com sua obsessão e as festas incríveis proporcionadas pelas torcidas de cada time em dia de jogo.

River Plate v Cerro Porteño - Copa CONMEBOL Libertadores 2019

Falar em Buenos Aires/Argentina e não citar a La Bombonera, do Boca Jrs, e o Monumental de Nuñez, do River Plate, é algo impossível. Separados por 16 quilômetros de muita história e rivalidade, os dois maiores palcos do futebol argentino atualmente vivenciam todos os anos jogos de tirar o fôlego entre as duas equipes, e recebem milhares de torcedores que nunca pecam quando o assunto é fazer barulho nas arquibancadas.

No entanto, nem só de River e Boca vive o país. Numa distância bem menos que estes 16 quilômetros, estão localizados os estádio Libertadores de América e Presidente Perón, de Independiente e Racing, respectivamente. Separados por apenas 600 metros (sim, 600 metros), o chão de ambos os estádios tremem com os disputados derbies entre as equipes.

Vale do Ruhr – Dortmund

Inside Borussia Dortmund Premiere

​Quando se pensa em ​Alemanha, a primeira coisa que nos vem a cabeça é o todo poderoso Bayern de Munique, maior detentor de títulos nacionais. No entanto, quando se fala de torcida (não que a do Bayern seja ruim, nada disso), paixão por futebol, e rivalidade, é impossível deixar de citar uma das maiores cidades do Vale do Ruhr, Dortmund. 

Possuindo uma das torcidas mais bonitas do mundo, a cidade é um destino frequente para quem deseja assistir uma bela festa por parte dos torcedores do clube local, o Borussia Dortmund. Além disso, a dura rivalidade, também por questões política e religiosas, entre Borussia e Schalke 04, time de Gelsenkirchen, uma cidade vizinha, é considerada a maior rixa entre times alemães. O clima entre as duas equipes não é nada bom, e todo jogo é uma gerra diferente. 

Os momentos políticos turbulentos pré segunda guerra mundial são, provavelmente, o fator culminante para o desgosto tão grande entre ambos os lados. Enquanto Schalke defendia fielmente o nazismo, o Dortmund era fortemente contra o movimento, tendo sofrido diversos ataques naquela época.

Borussia Dortmund v Malaga - UEFA Champions League Quarter Final

Até hoje os efeitos são sentidos no dérbi do Vale do Ruhr. Dentro de campo, os jogadores de ambos os times se doam o máximo para vencerem o rival, enquanto o nas arquibancadas, os torcedores promovem festas memoráveis. 

Madrid

Real Madrid CF v FC Barcelona - La Liga

Diretamente da Espanha agora, não podemos ​deixar de citar Madrid, a capital onde dois do maiores clubes do mundo se encontram. De um lado, o ​Real Madrid, uma das equipes mais bem sucedidas de todos os tempos, maior vencedor do Campeonato Espanhol e da Uefa Champions League, o eleito melhor clube do século 20 encanta o mundo com a beleza do Santiago Bernabéu. 

Club Atletico de Madrid v Sant Andreu - Copa del Rey - Fourth Round

Do outro lado, a alguns quilômetros de distância do Bernabeu, está o Wanda Metropolitano, do ​Atlético de Madrid, rival local do Real e que teve uma enorme escalada nas últimas décadas, acirrando ainda mais a rivalidade. Entre os dois estádios, as ruas estão sempre pintadas de branco, vermelho e branco, ou a cor que serve a ocasião, como foi visto nas finais da Copa Libertadores e da Taça dos Campeões Europeus.

Milão

AC Milan v Inter Milan

Inter de Milão e Milan dividem a cidade italiana em duas partes bem definidas. Uma veste azul e preto, enquanto a outra fica com o vermelho e preto. Os ‘Rossoneros’, pela história, são o maior clube da cidade, enquanto os ‘Neroazzurros’ ganham terreno ano após ano.

Dividindo um mesmo estádio, o San Siro está sempre protagonizando festas de uma rivalidade insuperável e mítica, e mesmo que Inter e Milan não estejam vivendo o melhor momento do mundo na Itália, nunca  deixam de figurar sempre entre os maiores do país.

Belgrado

Longe da fama atual dos grandes clubes europeus, a capital da Sérvia é o lar de um dos confrontos mais quentes de toda a Europa. O Estrela Vermelha, campeão europeu em várias ocasiões e uma das equipes mais temidas do país, e o Partizan mantêm uma rivalidade constante​ para conquistar seus torcedores.

Por estes e outros motivos, Belgrado se trata de uma cidade para viver futebol com a meior intensidade possível, mas com maior risco também. 

Liverpool e Manchester

Liverpool FC v Wolverhampton Wanderers - Premier League

​Para finalizar, voltamos ao país em que iniciamos essa listagem, a Inglaterra, e pela proximidade entre as duas cidades, é possível citar Liverpool e Manchester. Na primeira opção, encontramos o Goodison Park, a casa do Everton, e também o Anfield, lar dos Reds. 

Além da bela rivalidade entre as duas equipes da cidade, é indiscutível a beleza dos estádios mencionados, principalmente do Anfield, um dos estádios mais atraentes e simbólicos do futebol mundial, principalmente quando a torcida do ​Liverpool entoa em plenos pulmões “You’ll never walk alone”.

Manchester United v Arsenal FC - Premier League

Já em Manchester, a rivalidade entre City e United cresceu muito nos últimos anos, principalmente após a quantidade de dinheiro investido no lado azul da cidade, se tornando um dos clubes mais ricos do mundo. Além disso, não podemos deixar de citar também os belíssimos estádios, Etihad Stadium e Old Trafford onde as equipes mandam seus jogos.  

Fonte: 90min

Continua após a publicidade..