Futebol

Acostumado a não tê-lo, Paris Saint-Germain prova que há vida sem Neymar




Acostumado a não tê-lo, Paris Saint-Germain prova que há vida sem Neymar - 1

​Na última terça-feira (22), o Paris Saint-Germain entrou em campo podendo sacramentar sua classificação às oitavas de final da ​Champions League, mesmo com a competição ainda em sua terceira rodada da fase de grupos. Bastava que a equipe francesa vencesse o Brugge na Bélgica e o outro jogo da chave, Real Madrid e Galatasaray, terminasse empatado. No fim das contas, os parisienses até fizeram sua parte – jogando em alto nível e goleando por 5 a 0 -, mas não contaram com o outro resultado necessário para avançar antecipadamente.

De torcedor para torcedor: clique aqui e siga o 90min no Instagram!

​​Sabemos que o principal ‘calcanhar de aquiles’ do Paris é o mata-mata continental, ou seja, ainda é muito cedo para cravar qualquer cenário ou perspectiva de futuro com base em três partidas. Ainda assim, é válido destacar que o 100% de aproveitamento, em um grupo considerado complicado, é uma demonstração de força pelos franceses. Especialmente se considerarmos as inúmeras ausências/baixas com as quais o clube parisiense tem lidado neste início de 2019/20, em que sua principal estrela, ​Neymar, segue fora de combate.

Neymar Jr

A verdade é que o clube francês tem se habituado a não contar com seu camisa 10, que soma quase 50% de ausência em compromissos da equipe desde o exato momento de sua contratação, há duas temporadas (​2017). Quando esteve à disposição, o brasileiro entregou números (gols/assistências) e performance, principalmente nas competições locais. Ainda assim, é muito pouco para justificar o altíssimo investimento aplicado para sua chegada à Paris: 222 milhões de euros, a maior transação da história do futebol.

As 58 participações diretas para tentos do PSG (38 gols/20 assistências) somente no Francês – considerando as duas edições passadas e o início da atual -, provam que ele faz a diferença quando está em campo. Acontece que sua presença tem sido cada vez mais rara, seja por motivos disciplinares ou clínicos, já que as lesões têm se acumulado, obrigando o Paris Saint-Germain a encontrar soluções para suprir a ausência constante de seu camisa 10. Até aqui, no entanto, o clube francês tem se saído muito bem nesta missão e vem provando que há vida sem Neymar: lidera a Ligue 1 e caminha para se classificar ao mata-mata europeu, sem seu maior craque ter jogado sequer um minuto do torneio continental até o momento.

Neymar Jr

Fonte: 90min

Continua após a publicidade..