Futebol

Análise: o VAR não é o problema




Análise: o VAR não é o problema - 1

​Como bem disse o jornalista André Rocha em seu artigo no ​UOL, “está difícil defender o VAR no Brasil”. Realmente, está cada vez mais difícil. Mas será que o problema é o VAR mesmo? Não seria ele apenas uma ferramenta? Um vídeo, objetivo, imparcial, direto. Oferece até inúmeras repetições, quantas forem necessárias para tirar todas as dúvidas. Então, talvez o problema real não seja o VAR.

Venhamos e convenhamos, a arbitragem brasileira está longe de ser ideal. Erros e mais erros são constantes. Acertos também acontecem, é bom colocar isso aqui, eles só não aparecem tanto. Mas como poderiam, se as falhas são tão absurdas? Bem, no jogo do último sábado, 13, entre ​Grêmio e ​Vasco pela volta do Brasileirão, isso ficou bastante evidente.

Análise: o VAR não é o problema - 2

Um lance que poderia ter mudado todo o destino do jogo. Com menos de um minuto do 2° tempo, uma bela jogada do Vasco resulta em gol. Eis que o árbitro Rodolpho Toski Marques coloca o dedo no ouvido e sinaliza que pode ter revisão no ​VAR e então, faz aquele gesto que já estamos familiarizados e vai rever o lance. Rodolpho viu uma falta cometida por Rossi em Matheus Henrique. Gol anulado.

FBL-COPA AMERICA-2019-URU-ECU

O VAR não é o problema. Na verdade, o real problema é o despreparo da arbitragem brasileira. Talvez, se ele tivesse dado a falta sem olhar o vídeo, poderíamos dizer que se enganou, estava mal posicionado ou algo do tipo. Mas ao ter o recurso do replay, é difícil imaginar o porquê dele ter dado a falta e anulado o gol. Parece que os árbitros não tem personalidade suficiente para manter sua decisão depois de serem chamados para reavaliar. E o VAR em si, não tem nada a ver com isso.

Chegou para ser auxiliar, mas se tornou protagonista. Na verdade, ele está mais para vilão. O VAR veio para ajudar, mas não está agradando muito. E nem citamos o jogo entre Athletico e Flamengo, no qual erros absurdos também aconteceram. Erros humanos. Lembremos que a ferramenta não opera sozinha. Agora é preciso focar na causa, não na consequência. Talvez assim o problema seja solucionado.

Foto: Reprodução SporTV

Fonte: 90min

Continua após a publicidade..