Dizem que o futebol é uma caixinha de surpresas – e isso pode ser provado tanto dentro quanto fora de campo. Quando abre a janela de transferências, podemos esperar de tudo, até mesmo aquelas contratações surpreendentes que repercutem no mundo todo. Pensando nisso, o 90min lista a seguir 10 reforços inesperados que aconteceram no século XXl.
1. Casemiro
View this post on Instagram
Multicampeão com a camisa do Real Madrid, o meio-campista de 30 anos deixou o clube onde é ídolo nesta temporada para defender o Manchester United. Será a primeira experiência dele no futebol inglês.
2. Luís Suárez
View this post on Instagram
Após construir uma carreira toda na Europa, com muitos títulos e gols, o atacante de 35 anos retornou para a América do Sul nesta temporada, deixando o Atlético de Madrid para defender o Nacional (Uruguai), clube que lhe revelou.
3. Ronaldinho Gaúcho

Gaúcho defendeu o Querétaro por uma temporada | Hector Vivas/GettyImages
Depois de brilhar com a camisa do Atlético-MG, sendo um dos principais jogadores do time na campanha do título da Libertadores em 2013, o ‘Bruxo’ se transferiu para o Querétaro (México) em 2015, onde fez 29 jogos e marcou oito gols.
4. Alexandre Pato

Pato marcou 17 gols em 62 jogos pelo Timão | Helio Suenaga/GettyImages
Em 2013, a diretoria do Corinthians desembolsou R$ 40 milhões para tirar o atacante do Milan, mas ele ficou menos de um ano no clube e saiu envolvido em uma troca que levou Jadson para o Parque São Jorge.
5. Insigne
View this post on Instagram
Maior artilheiro da história do Napoli, o italiano deixou o clube onde é ídolo para ser o jogador mais bem pago da MLS. Aos 31 anos, ele se transferiu para o Toronto FC nesta janela de transferências.
6. Daniel Alves
View this post on Instagram
Considerado um dos maiores laterais da história do Barcelona, Daniel Alves decidiu atuar pelo Pumas (México) nesta temporada, visando a próxima Copa do Mundo. Seu começo no clube mexicano não vem sendo animador, recebendo até mesmo vaias dos torcedores. Em 2019 ele também ganhou os holofotes quando deixou o PSG e assinou com o São Paulo.
7. Oscar
View this post on Instagram
O meia brasileiro era uma das estrelas do elenco do Chelsea em 2017. Porém, ele decidiu ir para o futebol chinês e assinou com o Shanghai SIPG, onde segue até hoje. Um dos motivos da sua saída dos Blues foi a questão financeira. Na época, ele entrou na lista de jogadores mais bem pagos do mundo.
8. Nabil Fékir
View this post on Instagram
Francês de origem argelina brilhou com a camisa do Lyon por seis temporadas, e a expectativa era que ele só deixaria o clube francês para se transferir para um gigante europeu em busca de títulos importantes. Pegando todos de surpresa, ele acertou com o Betis em 2019.
9. Franck Ribéry

O meia francês permaneceu no Bayern por 12 temporadas | Gabriele Maltinti/GettyImages
Todos esperavam que o francês se aposentaria no Bayern de Munique, clube em que brilhou por 12 temporadas. Porém, deixou os bávaros em 2019 e assinou com a Fiorentina.
10. Andrés Iniesta
View this post on Instagram
O meio-campista tinha tudo para encerrar sua carreira no Barça, onde é ídolo, mas decidiu fazer uma mudança radical e se transferiu para o Vissel Kobe (Japão), onde segue até hoje.
Fonte: 90min