Futebol

Barcelona espanta fantasma e volta a disputar o mata-mata da Champions League




O Barcelona está classificado para o mata-mata da Champions League 2023/24. O brasileiro Pepê, ex-Grêmio, abriu o placar na Catalunha, mas os xarás portugueses João Cancelo e João Félix garantiram a festa dos torcedores que foram ao Estádio Olímpico Lluís Companys.

Com este resultado, o time comandado por Xavi chegou a 12 pontos e saltou para o topo do grupo H. Porto e Shakhtar Donetsk (Ucrânia) têm 9 e o lanterna Royal Antwerp (Bélgica) ainda está zerado.

Destaques de Barcelona 2 x 1 Porto

1. O melhor em campo

Barcelona espanta fantasma e volta a disputar o mata-mata da Champions League - 1
Defensor tem sido um dos principais nomes do Barça neste início de temporada | Soccrates Images/GettyImages

Versátil, visto que atua em ambas as laterais e também no meio, João Cancelo foi escalado como ala e assim conseguiu contribuir diretamente no placar, afinal abriu o placar com o pé direito e depois usou a canhota para dar assistência. Provocou cartão amarelo para Pepê. Ele foi substituído porque sentiu um incômodo nas pernas que aparentemente trata-se de algo muscular, mas deixou o campo caminhando.

2. Fim do jejum

Barcelona espanta fantasma e volta a disputar o mata-mata da Champions League - 2
Cria do Grêmio, brasileiro atua como atacante pelas pontas, ala e até lateral-direito | LLUIS GENE/GettyImages

Convocado para a Seleção Brasileira na última Data FIFA, o polivalente jogador abriu o placar e ainda provocou cartão amarelo para João Félix. Este foi o primeiro gol dele na temporada 2023/24 – foram mais de nove meses sem marcar, afinal não balançava a rede desde o 2 a 1 sobre o Sporting, em 12 de fevereiro. Ele perdeu um gol incrível na reta final da partida na qual Iñaki Peña defendeu bem e, no rebote, Gundogan salvou.

3. Decisivo

Barcelona espanta fantasma e volta a disputar o mata-mata da Champions League - 3
Camisa 14 comemorou muito a virada blaugrana | LLUIS GENE/GettyImages

O português também fez as paz com as redes após um longo período – o último gol dele tinha sido em setembro. Bastante participativo, chegou a acertar o travessão logo no minuto inicial do segundo tempo e fez o gol que deu mais tranquilidade ao Barça.

4. Vaga na mão

Barcelona espanta fantasma e volta a disputar o mata-mata da Champions League - 4
Barça possui cinco títulos de Champions League, o mais recente conquistado em 2014/15 | JOSEP LAGO/GettyImages

O clube catalão voltou a avançar para a fase final após ser eliminado na fase de grupos por duas temporadas consecutivas. Isso não acontecia desde a edição 2020/21, quando caiu nas oitavas de final em confronto com o PSG.

Fonte: 90min

Continua após a publicidade..