Futebol

Brasil tem apenas um representante (desconhecido) no top 50 da Chuteira de Ouro




Brasil tem apenas um representante (desconhecido) no top 50 da Chuteira de Ouro - 1

​Após os jogos do final de semana no Velho Continente, apenas um brasileiro figura no top 50 do prêmio Chuteira de Ouro, conhecido ao principal artilheiro da temporada na Europa. E ele não é nada conhecido do grande público. Aos 33 anos, Paulinho, do BK Häcken, da Suécia, aparece como o único representante do futebol verde-amarelo entre os primeiros colocados da lista.

De torcedor para torcedor: clique aqui e siga o 90min no Instagram!

Paulinho

 

O atacante veste a camisa 10 e já marcou dez gols no Campeonato Sueco, no qual seu time ocupa a sexta colocação. Com isso, o jogador soma 15 pontos (1,5 por gol) e ocupa o 15º lugar no ranking. Ele já foi artilheiro da liga sueca no ano passado e, no Brasil, atuou em times de menor expressão, como São José, XV de Piracicaba, Bragantino e Paraná. O brasileiro que mais se aproxima dele é João Morelli, meia-atacante do FCI Levadia, da Estônia, que está em 59º lugar com 11 pontos.

 

Robert Lewandowski

 

Os principais nomes do futebol europeu, no momento, ficam atrás nesta contagem, pois as grandes ligas recém começaram. Com isso, atletas que atuam em países que adotam um calendário ao estilo do brasileiro, por exemplo, levam vantagem. A lista atual tem Erik Sorga, atacante estoniano que defende o Flora Talinn, na ponta. Na corrida pela Chuteira de Ouro, soma 26 gols e o mesmo número de pontos. Já o polonês Robert Lewandowski, atacante do Bayern de Munique com 10 gols e 20 pontos, é o único jogador das cinco grandes ligas (Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha e França) a estar no top 10. No momento, ocupa a terceira posição.

Fonte: 90min

Continua após a publicidade..