Campeonato Brasileiro

4 duelos marcantes entre Santos e clubes equatorianos

A espera está chegando ao fim! O apito inicial irá soar na noite desta terça-feira (20), às 19h15 de Brasília, marcando a estreia oficial do Santos na Libertadores 2021, após conquistar vaga e deixar o San Lorenzo pelo caminho. A equipe de Ariel Holan começa sua caminhada no torneio contra o Barcelona Sporting Club, do Equador, mais conhecido como Barcelona de Guayaquil.

No aquecimento para este grande jogo, o 90min relembrou quatro duelos marcantes entre o Alvinegro Praiano e times equatorianos. Confira:

1. LDU 2 x 2 Santos – Copa Conmebol (1998)

Na altitude do Quito, no Equador, o LDU recebia o Santos, nos idos de 1998, pela Copa Conmebol. A partida válida pelas quartas de final do torneio terminou empatada em 2 a 2, sendo que Morales marcou os dois tentos do time equatoriano, enquanto Jorginho e Lúcio anotaram pelo Peixe. No jogo de volta, o Alvinegro Praiano aplicou 3 a 0, seguiu na competição e venceu.

2. LDU 4 x 2 Santos – Libertadores (2004)

O Santos começou empolgado, novamente na altitude do Quito, e fez dois gols em quatro minutos. Contudo, os comandados de Émerson Leão pararam por aí e viram o time mandante virar a partida válida pelas oitavas de final do torneio. Mais tarde, o Peixe conseguiu aplicar 2 a 0 no jogo de volta, venceu nos pênaltis e avançou, mas acabou caindo na semifinal.

3. Barcelona de Guayaquil 1 x 1 Santos – Libertadores (2017)

4 duelos marcantes entre Santos e clubes equatorianos - 1
Bruno Henrique marcou no jogo de ida e foi expulso na partida de volta. | JUAN MABROMATA/Getty Images

Este duelo está mais fresco na memória dos torcedores. Nas quartas de final da Copa Libertadores 2017, o Santos foi até Guayaquil e conseguiu um modesto empate, com gol de Bruno Henrique.

O resultado não foi suficiente para assegurar a sequência do clube, que perdeu por 1 a 0 no confronto de volta, em plena Vila Belmirotrês jogadores foram expulsos neste jogo, incluindo o atual atacante do Flamengo, além de Jonatan Álvez e Gabriel Marques pelos visitantes.

4. LDU 1 x 2 Santos – Libertadores (2020)

4 duelos marcantes entre Santos e clubes equatorianos - 2
Marinho e Soteldo chegaram à final, mas acabaram superados pelo Palmeiras. | DOLORES OCHOA/Getty Images

Os Meninos da Vila enfrentaram o time equatoriano 11 vezes na história, sendo que dois dos confrontos mais recentes aconteceram na última Libertadores. Em disputa válida pelas oitavas de final, o Peixe foi até Quito e venceu por 2 a 1, com gols de Soteldo e Marinho.

Na Vila Belmiro, menos de 10 dias depois, a LDU conseguiu balançar as redes somente uma vez, na reta final do segundo tempo. Com isso, o Peixe se classificou, mas o jogo terminou com três expulsos, sendo Luiz Felipe pelo lado mandante, além de Rodrigo Aguirre e Lucas Villarruel representando os visitantes. Jogo com cara de Libertadores…

Fonte: 90min