Campeonato Brasileiro

As 5 melhores contratações do Barcelona no século XXI

As 5 melhores contratações do Barcelona no século XXI - 1

Segundo maior campeão europeu neste século – atrás somente de seu arquirrival, Real Madrid -, o Barcelona se destaca muito pelo seu trabalho de formação nas categorias de base, ‘oferecendo’ ao mundo do futebol grandes craques como Lionel Messi, Andrés Iniesta, Xavi, Gerard Piqué, Carles Puyol, entre outros. Hoje, no entanto, falaremos das idas ao mercado que entraram para a história do clube: reforços que mudaram o patamar da equipe blaugrana, conquistaram títulos e construíram legado/identificação na Catalunha. A seguir, confira as 5 contratações mais impactantes do Barcelona neste século:

 


5. Samuel Eto’o

 

As 5 melhores contratações do Barcelona no século XXI - 2

Barcelona v Villarreal – La Liga

O centroavante camaronês é um dos maiores jogadores africanos da história do futebol e tem seu nome eternizado na história do Barcelona. Foram cinco temporadas vestindo a camisa blaugrana entre 2004 e 2009, tempo suficiente para que ele adentrasse o ranking dos dez maiores artilheiros da história do clube com 130 gols. Conquistou oito taças pelo gigante da Catalunha, incluindo duas edições de Champions e três títulos de La Liga.

 


4. Luis Suárez

 

As 5 melhores contratações do Barcelona no século XXI - 3

Deportivo Alaves v FC Barcelona – La Liga

O uruguaio pode não ser mais uma unanimidade entre os torcedores do Barcelona, mas é preciso respeitar o que ele construiu ao longo dos seis últimos anos. Contratado em 2014, Luisito já está no top-3 dos principais goleadores da história do clube, com 196 gols oficiais anotados, atrás somente de Lionel Messi e César. Além dos 13 títulos no currículo pela equipe, já foi artilheiro de La Liga e eleito melhor do time em uma temporada, 2015/16, quando teve números melhores que Messi.

 


3. Javier Mascherano

 

As 5 melhores contratações do Barcelona no século XXI - 4

Barcelona v Espanyol – Spanish Copa del Rey

De volante à zagueiro, o argentino tem status de ídolo no Barcelona e isso não veio à toa. Contratado em 2010 junto ao Liverpool, dedicou oito anos de sua carreira ao gigante catalão, ultrapassando a marca dos 200 jogos oficiais pelo clube durante este período. Exemplo de raça, dedicação e profissionalismo, conquistou nada menos que 19 taças enquanto esteve no clube, sendo cinco edições de La Liga e duas Champions (2010/11 e 2014/15).

 


2. Daniel Alves

 

As 5 melhores contratações do Barcelona no século XXI - 5

Barcelona’s Dani Alves holds the 2009 FI

Especialista em erguer troféus, o lateral-direito brasileiro fica com a segunda posição desse ranking. Foi titular absoluto e indiscutível durante todo o período em que permaneceu na Catalunha (2009-2016), faturando 23 taças e ultrapassando a marca das 240 partidas pelo clube. Sua saída pode ter sido tumultuada e recebida com certa frustração pelo torcedor catalão, mas até hoje o Barça sofre em busca de um sucessor, o que só reforça o tamanho/importância de Dani.

 


1. Ronaldinho Gaúcho

 

As 5 melhores contratações do Barcelona no século XXI - 6

Barcelona v Werder Bremen – UEFA Champions League Group C

Se fôssemos analisar somente tempo de vínculo e títulos conquistados, Ronaldinho estaria na quinta posição deste ranking, e não na primeira. De fato, sua passagem pela Catalunha foi a menor se comparado aos demais. Mas estamos falando de um campeão mundial, que está no rol dos maiores de todos os tempos, e que emplacou os anos mais espetaculares de sua carreira justamente no Barça. Sua chegada pode ser considerada a ‘virada de chave’ do clube no século XXI, e suas grandes exibições foram fundamentais para o fim do jejum europeu catalão em 2004/05. Terminou aquela temporada com o prêmio de melhor jogador do mundo (Ballon D’Or).

 

Fonte: 90min