Campeonato Brasileiro

Santos domina 5 estatísticas do Brasileirão, mas mira ajustes por evolução

Santos domina 5 estatísticas do Brasileirão, mas mira ajustes por evolução - 1

O ​Santos trabalhou forte na intertemporada, mirando uma assimilação definitiva por parte do grupo de jogadores do que é a filosofia de futebol de Jorge Sampaoli. Se o primeiro semestre foi de adaptação ao novo estilo, a promessa na Vila Belmiro é de um restante de temporada bem mais eficiente dentro da proposta de jogo do comandante argentino.

​Já segue a gente no Instagram? Clique aqui e venha para a Casa dos Torcedores!

​​Os números da equipe alvinegra nas primeiras nove rodadas do Brasileirão mostram um time já bastante consciente de como se portar, mas ainda com margem para evolução. Como destaca o ​UOL Esportes, o Peixe lidera a competição nacional em cinco estatísticas: posse de bola, finalizações, interceptações, faltas cometidas e perda da posse de bola. Além disso, é o segundo colocado geral em desarmes, atrás somente do Flamengo.

A liderança na posse de bola (57% de média) obedece à exata filosofia de Sampaoli, contudo, a comissão técnica avalia que é possível ter mais cuidado neste próprio fundamento, reduzindo o número exagerado de desperdícios da posse: 359 vezes, número bastante superior aos de Grêmio e Fluminense, equipes que fecham o ‘pódio’ quando o assunto é domínio territorial.

O ótimo número de interceptações (37) e desarmes (191) evidencia que a tática do perde-pressiona tem sido bem executada pelo time alvinegro, no entanto, o altíssimo número de faltas (159) denota certa afobação na combatividade pela recuperação de posse. Diminuir o número de infrações e cuidar um pouco melhor da bola quando dominada, portanto, são as grandezas que Jorge Sampaoli mira para o segundo semestre.

Fonte: 90min


Talvez você também goste