Campeonato Brasileiro

São e Paulo e Botafogo aumentam estatísticas em ranking de times com mais viradas na era dos pontos corridos – veja

Publicidade



Torcedores de São Paulo e Botafogo viveram, neste último domingo (15), momentos de certa angústia quando viram seus times começarem atrás do placar em seus respectivos jogos pela 6ª rodada do Campeonato Brasileiro. Se, de um lado, no Morumbi, em São Paulo, o Tricolor viu Jenison abrir o placar para o Cuiabá aos 33 minutos do primeiro tempo, por outro lado, no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, o Fogão precisou correr atrás do placar depois do gol marcado aos 14 minutos também da etapa inicial por Moisés, do Fortaleza.

Sendo assim, os times melhoraram em campo e se impuseram com uma outra postura a fim de evitar mais uma derrota na Série A do Brasileirão. Nesse sentido, os torcedores botafoguenses e são paulinos, acostumados a verem o time reverter um placar desfavorável, foram mais uma vez testemunhas de um daqueles triunfos que lava a alma de qualquer aficionado por futebol.

São e Paulo e Botafogo aumentam estatísticas em ranking de times com mais viradas na era dos pontos corridos - veja - 1
Em 2005, o Corinthians de Tevez foi campeão brasileiro e conseguiu virar o placar em sete oportunidades | MAURICIO LIMA/GettyImages

Com gols de Erison (42′), Patrick de Paula (89′) e Daniel Borges (95 + 5′), a Estrela Solitária conseguiu transformar o resultado inicial, que era desfavorável ao time da casa, na primeira vitória do Fogão diante da sua torcida neste Brasileirão. Ademais, tendo vencido o Athetico-PR por 4 a 0 na primeira rodada e também o clássico regional contra o Santos por 2 a 1, ambos frente ao seu torcedor, o time de Rogério Ceni ainda não havia vencido um jogo de virada neste brasileiro. Assim, coube a Calleri, artilheiro da liga nacional com 6 gols marcados em seis jogos, e a Nikão, que marcou seu primeiro tento na competição com a camisa do time, colocarem um 2 a 1 no placar em favor do time mandante e, assim, contabilizar mais uma vitória de virada do time ao longo da era dos pontos corridos.

De acordo com apuração feita pelo jornalista Rodolfo Rodrigues, com os triunfos conquistados no final de semana, São Paulo e Botafogo chegam, respectivamente, a 43 e 27 vitórias de viradas em jogos de Campeonato Brasileiro, sendo, assim, o 4º e o 11º time da lista dentre aqueles que mais vezes repetiram a estatística desde 2003. Além disso, outra informação interessante é que o Corinthians de 2005 e o Santos de 2003 são os times que conseguiram a façanha de conquistar a vitória em 7 jogos nos quais precisaram reverter o placar depois de saírem em desvantagem. Flamengo segue sendo o líder da lista, com 48 vitórias de virada, e é seguido de perto pelo Atlético-MG, com 47, e também pelo Corinthians, que tem 44.

Lista atualizada de times que mais vezes venceram de virada no Campeonato Brasileiro ao longo da era dos pontos corridos.

  1. Flamengo (48)
  2. Atlético-MG (47)
  3. Corinthians (44)
  4. São Paulo (43) 
  5. Santos (40)
  6. Fluminense (37)
  7. Cruzeiro (36)
  8. Palmeiras (36)
  9. Internacional (32)
  10. Goiás (28)
  11. Botafogo (27)

Fonte: 90min

Continua após a publicidade..