Futebol

CBF permanece em silêncio após eliminação do Brasil na Copa feminina




CBF permanece em silêncio após eliminação do Brasil na Copa feminina - 1

​Há pouco mais de 25 dias, o Brasil era eliminado pelas donas da casa na Copa do Mundo feminina 2019. A competição que bateu recordes de audiência e notoriedade marca uma nova era da ​categoria. Avanços foram feitos em vários países europeus e nos Estados Unidos, time campeão da Copa. Mas, no Brasil, o futebol feminino continua sofrendo com o descaso da confederação.

FBL-WC-2019-WOMEN-MATCH40-FRA-BRA

​CBF ainda não se pronunciou sobre o futuro da seleção. O técnico Vadão não apresentou bom rendimento apesar de um bom início de Copa. Antes da competição foram nove derrotas consecutivas que renderam muitas críticas mas nenhum posicionamento da confederação. Agora, depois do término da competição, a CBF continua sem pronunciamento oficial.

A equipe de reportagem da ​UOL apurou que na semana da decisão da Copa, a CBF realizou uma reunião para debater sobre o desempenho da seleção e o futuro dela, mas a entidade preferiu não tornar público o que foi discutido por lá. Segundo a confederação, o balanço foi feito internamente.

“A CBF está internamente trabalhando e planejando os próximos passos das Seleções Femininas. No momento oportuno vamos divulgar”, disse a entidade em nota à UOL.

FBL-WC-2019-WOMEN-MATCH40-FRA-BRA

As seleções, como está colocado na nota, diz respeito tanto a principal quanto as das categorias de base. As equipes sub-20 e sub-17 estão há 10 meses sem um técnico, desde setembro de 2018 quando Doriva foi demitido.

Vadão não se pronunciou, mas a expectativa é que ele não siga no comando do time. Notícias relataram que o presidente da CBF, ​Rogério Caboclo, estava mantendo contato com Pia Sundhage, bicampeã olímpica a frente dos Estados Unidos. Nada oficial foi declarado ainda. 

Tudo isso acontece em um contexto em que várias jogadoras estão relatando fatos que mostram a ​negligência com o futebol feminino brasileiro. Recentemente, a técnica Emily, atualmente no Santos, mostrou suas atletas dormindo no saguão do hotel após a CBF e a empresa responsável pela logística, falharem na reserva do local. Outra queixa é a falta de organização do Campeonato Brasileiro sub-18, onde as meninas jogam dia sim, dia não, sem muito tempo de descanso entre as partidas.

Marta

Várias atletas estão se pronunciando nas redes sociais contra o descaso da CBF. Não há expectativa de quando a entidade maior do futebol brasileiro vai se manifestar. A certeza é que precisa ser logo, caso contrário, as denúncias irão continuar e podem gerar problemas mais sérios para a confederação.

Fonte: 90min

Continua após a publicidade..