Champions League

Bem-vindo à Elite Mundial: os 3 melhores goleiros do planeta em 2023




Quantos jogadores acima da média você conhece? E destes, quantos podem ser considerados craques? Compilar a lista dos melhores atletas do mundo não é nada fácil. É um processo que suscita debate, discussão, troca de ideias.

Neste artigo – que faz parte da série Bem-vindo à Elite Mundial (Welcome to World Class) –, o 90min Brasil elencou os três principais goleiros do planeta em 2023. Se você discorda, não tem problema. A gente sabe que é normal!

3. Alisson

Bem-vindo à Elite Mundial: os 3 melhores goleiros do planeta em 2023 - 1
Brasileiro mantém alto nível em sua trajetória no Liverpool | Visionhaus/GettyImages

O brasileiro do Liverpool já foi considerado o melhor goleiro do mundo – não à toa se tornou protagonista em título de Premier League e Champions League. E o fato de atuar em um gigante inglês, sempre sendo colocado diante das mais complicadas provações, faz com que ele siga, ao menos, no top 3. Há nomes como Bounou, Onana e Maignan, que galgaram postos importantes recentemente. No entanto, Alisson é sinônimo de arrojo e posicionamento. E sabe lançar a bola como poucos.

2. Ederson

Bem-vindo à Elite Mundial: os 3 melhores goleiros do planeta em 2023 - 2
Brasileiro vem de uma temporada espetacular na Inglaterra | Michael Regan/GettyImages

A reta final da temporada 2022/2023 do goleiro brasileiro do Manchester City foi, simplesmente, absurda – no bom sentido, é claro. Ele fechou o gol da equipe comandada pelo técnico Pep Guardiola, sendo protagonista nas conquistas da Premier League e da Champions League. Não à toa também inicia um novo ciclo de Seleção Brasileira vestindo a camisa titular, antes pertencente a Alisson. Herói em muitas ocasiões, sinônimo de tranquilidade em outras. É gigante, não apenas em tamanho.

1. Thibaut Courtois

Bem-vindo à Elite Mundial: os 3 melhores goleiros do planeta em 2023 - 3
Courtois é muito acima da média | Omar Vega/GettyImages

O belga do Real Madrid, apesar de uma grave lesão que o tirou de boa parte da temporada 2023/2024, é uma verdade parede humana. Sua altura e envergadura o ajudam a estar sempre pronto para fazer uma grande defesa ou se antecipar a um levantamento. Já conquistou todos os títulos possíveis com a camisa merengue. Quando precisa, faz seus milagres. Se não é necessário, mostra segurança e confiança. Enfim, dificilmente falha e, por isso, ocupa o topo desta lista.

Fonte: 90min

Continua após a publicidade..