
Os clubes nordestinos que disputam a Série A de 2019 estão preocupados com o calendário da próxima temporada. O motivo é muito simples: no primeiro esboço de como será 2020 para os clubes brasileiros, partidas da Copa do Nordeste e das primeiras fases de competições sul-americanas coincidirão, o que praticamente inviabilizaria que um clube disputasse os dois torneios em paralelo.
De torcedor para torcedor: clique aqui e siga o 90min no Instagram!
Dentre os quatro clubes que disputam a primeira divisão neste ano, o Bahia é quem ainda nutre esperanças de se classificar à Copa Libertadores 2020, afinal, é o atual sétimo colocado da classificação. Ceará, Fortaleza e CSA estão focados na luta contra o rebaixamento, mas não estão excluídos na briga por uma vaga na Sul-Americana do ano que vem.

De acordo com a apuração do Blog do Rodrigo Mattos, a coincidência de datas da competição regional (Copa do Nordeste) com as competições continentais fez com que os clubes citados se articulassem e apresentassem uma alternativa à CBF: jogar os dois torneios com formações distintas, assim os clubes envolvidos não desrespeitariam a proibição da entidade de disputar partidas com intervalo menor a 66 horas.
“A CBF estava vetando clubes que participassem da Sul-Americana e Libertadores que jogassem a Copa do Nordeste. Aí levei o compromisso nosso semana passada que, se houver choque de datas, a gente jogará com dois times diferentes. Foi o jeito que conseguiu para garantir a permanência na Copa do Nordeste. Eles aceitaram. Na sequência, os outros da Série A assinaram o mesmo documento”, afirmou o presidente do Bahia, Guilherme Bellintani.

Apesar da confiança do dirigente baiano, ainda não há um posicionamento oficial da CBF quanto ao pedido dos clubes nordestinos.
Fonte: 90min
