Futebol

Como o futebol transforma os jovens em grandes homens

(Imagem: Pixabay)

A importância do esporte na educação e na saúde é evidente. No entanto, o componente social e os valores, que esportes como o futebol transmitem, são também cruciais para o desenvolvimento de nossos jovens.

Nesse momento, a combinação da tecnologia com a educação e o futebol permitem que os jovens, mesmo os mais promissores para a prática do futebol, tenham uma formação cívica, social e educacional exemplares. O resultado é simples: vida saudável, com educação do topo e muitas amizades criadas pelo caminho.

Um claro e excelente exemplo de bons resultados na formação de seus jovens atletas é do time do Watford. Com a criação do Watford Academy seus jovens jogadores têm todas as condições necessárias não só para serem excelentes jogadores de futebol, mas também seres humanos exemplares.

De fato, o Watford, que até tem sido notícia em todo o mundo recentemente, por ter derrotado o Liverpool, um dos melhores times do mundo, por 3-0, tem conseguido apostar muito forte na qualidade de sua formação. De realçar que aqui poderá receber artigos atualizados sobre o Watford e a outros times da Premier League futebol.

A importância das academias de futebol para o futuro dos jovens

Sem dúvida alguma que não é uma decisão fácil muitos pais e famílias de jogadores promissores deixarem seus filhos em uma Academia de futebol. No entanto, como acontece no Watford Academy, as condições onde os jovens se encontram são tão boas, que existe uma perfeita combinação de educação com os treinamentos e os jogos de futebol.

Isso é possível pois, com o aumento da tecnologia e das condições de trabalho e de hospedagem nessas mesmas Academias, todos os jovens das Academias dos principais times da Premier League, como é o caso do Watford, têm as condições necessárias para se formarem com a melhor educação e apoio possíveis.

Como o futebol transforma nossos jovens em pessoas melhores?

Em uma altura em que existe cada vez mais uma dependência de nossos jovens de tecnologia, quer seja através de celular, aplicativos, redes sociais ou até jogos de computadores, o componente social e de criação de amizades no futebol é algo mágico.

A oportunidade de poder compartilhar um vestuário todos os dias com jovens de idades semelhantes faz com que as interseções sociais permitem aumentar a dopamina e a qualidade de vida desses mesmos jovens.

Poder formar amizades, em ambientes sempre tão competitivos como é o do futebol de formação, faz com que os jovens consigam criar personalidades sólidas, sustentadas por grandes caráteres e valores que vão desde o respeito até à igualdade e inclusão.

O Watford está investindo muito em sua Academia

Como, graças aos pagamentos milionários dos direitos televisivos, todos os times da Premier League têm orçamentos que ultrapassem as centenas milhões de reais, o Watford, ao invés de contratar jogadores muito caros, optou por uma política de investimento forte em sua formação jovem.

Um pouco como acontece no futebol brasileiro, onde claramente os times do Brasileirão são equipes formadas, no Watford Academy também se acredita muito no conceito de investir em jovens de qualidade, tanto esportiva como humana, sendo que os frutos desse investimento, mais tarde ou mais cedo, vão acabar surgindo.

A verdade é que, apesar do time do Watford estar ainda em uma zona perigosa na tabela classificativa da Premier League, o time tem conseguido lançar já alguns jovens talentos de sua formação, que claramente estão conseguindo entregar qualidade ao time inglês.

De relembrar que, ainda há poucas semanas, o Watford conseguiu finalmente encontrar uma solução para conseguir derrotar o quase imparável time do Liverpool na Premier League. Sua vitória por 3-0 contra o atual líder acabou chocando todo o mundo. Contudo, e com a Watford Academy em funcionamento, esses resultados surpreendentes do Watford podem somente estar começando.