Quais são as principais marcas do futebol brasileiro? Qual agremiação concentra a maior força de mercado da Série A? Anualmente, a BDO, renomada empresa de consultoria, analisa receitas, torcida, arrecadações e outras grandezas para responder essas perguntas.
O estudo minucioso promovido pela empresa, detalhado no Blog do Rodrigo Mattos, trouxe algumas mudanças em relação aos números de 2018: o Flamengo se valorizou e tornou-se o primeiro clube com valor de marca superior a R$ 2 bilhões. O Palmeiras também cresceu e encostou de vez em seu arquirrival, Corinthians, na disputa pela segunda posição.
“Não tivemos alteração no valor das marcas para os três primeiros colocados. Todavia, o Palmeiras, conforme previsto no ano anterior, praticamente alcançou o Corinthians em 2019. Em comparação com 2018, temos: Flamengo com crescimento de 11%, Corinthians com redução de 1% e Palmeiras com crescimento de 12%”, crava a BDO em seu estudo.
Confira o top-10 e seus respectivos valores de marca atualizados:
Clube | Valor de marca (2018) | Valor de marca atualizado (2019) |
1) Flamengo | R$ 1,952 bilhão | R$ 2,160 bilhões (↑) |
2) Corinthians | R$ 1,741 bilhão | R$ 1,736 bilhão (↓) |
3) Palmeiras | R$ 1,529 bilhão | R$ 1,717 bilhão (↑) |
4) São Paulo | R$ 1,197 bilhão | R$ 1,228 bilhão (↑) |
5) Grêmio | R$ 668 milhões | R$ 695 milhões (↑) |
6) Cruzeiro | R$ 555 milhões | R$ 598 milhões (↑) |
7) Internacional | R$ 503 milhões | R$ 592 milhões (↑) |
8) Atlético-MG | R$ 510 milhões | R$ 449,4 milhões (↓) |
9) Vasco | R$ 398 milhões | R$ 415,4 milhões (↑) |
10) Santos | R$ 423 milhões | R$ 414 milhões (↓) |
Fonte: 90min