Futebol

Guia do Campeonato Francês 2019/20: Chegadas, partidas, favoritos e azarões da edição

Guia do Campeonato Francês 2019/20: Chegadas, partidas, favoritos e azarões da edição - 1

Assim como a ​Premier League – você pode conferir o nosso raio-x do Inglês clicando ​aqui -, o Campeonato Francês de 2019/20 também vive sua primeira rodada já no próximo final de semana. No embalo do retorno dos torneios europeus, a ​90MiN preparou para você mais um guia pra lá especial, com novidades, despedidas, favoritos e potenciais surpresas na Ligue 1 desta temporada, além dos embates da primeira jornada do torneio. Confira:

Já segue a gente no Instagram? Clique aqui e venha para a Casa dos Torcedores!

​​Principais chegadas/saídas

FBL-FRA-LIGUE1-RENNES-LYON

Apesar de muitos questionarem o nível técnico da Ligue 1, a França foi uma das fontes mais procuradas nesta janela pelos gigantes do continente. Quem mais perdeu jogadores de destaque foi o Lyon, se despedindo de uma trinca de jovens valores de enorme potencial: Mendy, Nabil Fekir e Ndombelé, os dois primeiros rumando à Espanha e o último ao futebol inglês. Entre as novidades, mercado bastante tímido para os franceses até aqui, com o Paris Saint-Germain concentrando as principais contratações, mas sem nenhuma bomba de mercado desta vez. Há ‘novelas’ em aberto – qual será o futuro de ​Neymar? -, a serem definidas até o dia 2 de setembro, quando fecha a janela no país.

Chegadas notáveis: Laurent Koscielny (Bordeaux), Idrissa Gana Gueye (PSG), Ander Herrera (PSG), Pablo Sarabia (PSG);

Saídas notáveis: Adrien Rabiot (PSG/Juventus), Giovani Lo Celso (PSG/Tottenham), Ferland Mendy (Lyon/Real Madrid), Tanguy Ndombelé (Lyon/Tottenham), Buffon (PSG/Juventus), Nabil Fekir (Lyon/Betis), Daniel Alves (PSG/São Paulo), Nicolas Pépé (Lille/Arsenal), Allan Saint-Maximin (Nice/Newcastle), Ismaila Sarr (Rennes/Watford);


Luta pelo título

FBL-CHN-FRA-CHAMPIONS-TROPHY-PSG-RENNES

O abismo de investimento entre Paris Saint-Germain e seus demais concorrentes deve pesar mais uma fez, afinal, torneios de pontos corridos são bem menos sujeitos à zebras ou surpresas. É difícil projetar, pelo menos a curto prazo, algum clube francês conseguindo repetir o feito do Monaco de 2016/17, equipe responsável por frear a soberania parisiense. Na disputa por vagas para a Champions League, o próprio Monaco e o Olympique de Marseille, nova casa do centroavante argentino Darío Benedetto e do treinador André Villas-Boas, despontam como forças. Apontar o time do Principado como candidato à competições europeias parece exagerado diante de sua 17ª posição da temporada passada, contudo, o elenco recheado de estrelas e o retorno de Leonardo Jardim trazem novos ares ao clube.


Fique de olho neles!

FBL-FRA-LIGUE1-LYON-LILLE

Gigante a nível nacional, o Lyon é uma incógnita para 2019/20, mas não deixa de despertar curiosidade: ao mesmo tempo que perdeu nomes valiosos de sua espinha dorsal (citados acima), investiu na contratação de jovens como Jean Lucas, Joachim Andersen e Koné, além do mais experiente Thiago Mendes, ex-Lille. É uma equipe recheada de garotos muito promissores – sendo alguns remanescentes como Aouar e Tousart -, e que estará sob a batuta da dupla brasileira Sylvinho/Juninho Pernambucano. Outras equipes que podem surpreender nesta temporada são Saint-Etienne, Nice e Lille, com este último precisando se superar para conseguir suprir qualitativamente as grandes perdas que sofreu nesta janela. O vice-campeão de 2018/19 perdeu nada menos que sua dupla de ataque, Pépé e Rafael Leão.


Candidatos ao rebaixamento

FBL-FRA-LIGUE1-LIGUE2-DIJON-LENS

Apenas duas equipes são rebaixadas de forma direta no Campeonato Francês, com seu 18º colocado disputando uma espécie de ‘playoff’ diante do terceiro da Ligue 2 valendo presença na elite do futebol local na temporada seguinte. Em 2019/20, há quatro clubes que, por variados motivos, despontam como candidatos ao rebaixamento: os recém-promovidos Metz e Brest, de elencos bem inferiores tecnicamente aos demais; o Dijon, que escapou por um triz em 2018/19, conquistando sua permanência somente nos playoffs, contra o Lens; e o Amiens, equipe modesta que vem sofrendo para permanecer na elite francesa há duas temporadas. Em uma ‘segunda prateleira’, Angers e Toulouse também preocupam seus torcedores.


Duelos da primeira rodada

Transmissão no Brasil: em solo tupiniquim, o fã de futebol francês só poderá acompanhar a Ligue 1 pela DAZN, plataforma de streaming que detém os direitos de transmissão do torneio.

Fonte: 90min


Talvez você também goste