Futebol

Lamentável: Sport demite atleta que denunciou condições do futebol feminino no clube




Lamentável: Sport demite atleta que denunciou condições do futebol feminino no clube - 1

Ao longo da última semana, um triste caso envolvendo o ​futebol feminino brasileiro tomou conta dos noticiários esportivos. Na contramão dos ótimos exemplos que vimos na Copa do Mundo Feminina de 2019, a triste realidade da modalidade no Brasil foi escancarada por Sofia Sena, jogadora que, até a última sexta-feira (26), estava vinculada ao Sport.

Já segue a gente no Instagram? Clique aqui e venha para a Casa dos Torcedores!

​​Após a equipe pernambucana ser goleada pelo ​Santos por 9 a 0, a atleta deu uma entrevista forte e dolorosa à CBF TV, revelando as condições de treino e trabalho que as jogadoras do Sport são expostas em seu dia a dia“Elas treinam todos os dias, a gente mal tem horário para treinar (…) Elas convivem mais com a bola, a gente mal toca na bola. O que falta para o Sport é foco do clube em nós. É uma dificuldade tremenda, não tem prioridade para o feminino. ‘Se vira do jeito que pode, tem horário, tem uma professora, uma bola e se vira’. Isso não ganha jogo. Pode ter raça, vontade, amor? Mas isso não vai ganhar jogo”, afirmou Sofia.

Naquele momento da temporada, o Sport chegava à derrota de número 11 em onze rodadas disputadas, já rebaixada com inúmeras rodadas de antecipação. Na mesma semana, uma foto de um dos treinamentos da equipe rubro-negra viralizou, chamando atenção negativamente pelas condições do gramado em que as meninas atuam. Apesar de uma imagem valer mais que mil palavras, as declarações de Sofia Sena foram prontamente rechaçadas pela diretoria e pelo departamento de futebol feminino do clube. Além do desabafo descredibilizado, a atleta foi imediatamente repreendida internamente, como destaca o ​UOL Esportes.

Lamentável: Sport demite atleta que denunciou condições do futebol feminino no clube - 2

Na última terça (23), no entanto, o caso ganhou um novo capítulo, ainda mais lamentável. Após a derrota do Sport por 2 a 0 para o Audax, Sofia posou para foto com as mãos na boca, simulando uma ‘mordaça’. A retaliação interna passou da repreensão para a demissão da jogadora, desvinculada do Sport na última sexta (26). Criticada pela coordenadora de futebol feminino do clube, Janira Ricardo, a atleta voltou a defender seus posicionamentos e motivações para ter levado suas reivindicações até às últimas consequências.

Holofotes pra mim? Fala sério, né? Em que momento falei em melhoria para mim? Se fosse assim, eu teria meu próprio time com meu nome estampado. Busquei melhoria para todas, todas as meninas e mulheres que jogam futebol (…) Dá pra correr aí com bola? Além de não ter um campo adequado, há atraso de passagens e ainda da ajuda de custo”, afirmou.

Crédito da foto de cobertura: Divulgação/Sport

Crédito da foto do corpo do texto: Leo Caldas/Folhapress

Fonte: 90min

Continua após a publicidade..