Futebol

O jejum de títulos relevantes dos principais clubes do futebol brasileiro




O jejum de títulos relevantes dos principais clubes do futebol brasileiro - 1

Entre campeonatos estaduais, nacionais, internacionais e também compromissos com a Seleção, os times e os atletas se dividem em um calendário apertado e cheio. Embora todo título mereça uma comemoração, é de conhecimento de quem acompanha que alguns torneios têm mais relevância que outros. Levantar um troféu importante gera sempre uma satisfação maior. No entanto, tem torcedor ​esperando des​de 1995 para voltar a ter essa sensação e sair de vez desse ​jejum.

No dia 18 de setembro, o ​Athletico-PR levantava com orgulho e mérito a taça de campeão da Copa do Brasil, após vencer o Inter pelo placar de 2 a 1. Mas não fazia muito tempo que o clube de Curitiba desfrutava o prestígio de levantar um troféu: em dezembro de 2018, vencia a Copa Sul-Americana ao derrotar o time colombiano, Junior Baranquilla.

 

Adriano

​Intern​acional, por sua vez, enfrenta um jejum que dura desde 2011, quando venceu a Recopa Sul-Americana ao ganhar do Independiente, da Argentina, por 3 a 1. O torcedor colorado guarda memórias preciosas início dos anos 2000, mais especificamente ainda, 2006, quando Adriano marcou o gol do cobiçado título mundial, em cima do poderoso Barcelona.

 

Coritiba v Vasco - Brazil Cup 2011 Final

 

O ano de 2011 também marcou o último título relevante do ​Vasco. Vencendo o Coritiba, o time carioca levou o troféu da Copa do Brasil. Ainda sobre os times do Rio de Janeiro, nenhum torcedor no Brasil vive um jejum tão longo quanto os botafoguenses. O último grito de ‘É campeão!’ aconteceu em 1995, quando venceram o Campeonato Brasileiro comandado pelo fenomenal, Túlio Maravilha.

 

FBL-COPASUDAM-SAO PAULO-TIGRE

 

Mas, vale ressaltar que o ​Botaf​ogo foi campeão da Série B, em 2015. Embora não seja considerado pelos próprios torcedores como um título de expressão. Do lado dos paulistas, a situação também não é das melhores: ​São Paulo tem como sua última conquista expressiva, a Copa Sul-Americana de 2012. O triunfo veio após o clube vencer os argentinos do Tigre. E, como em 2019 só resta o Brasileirão (que está difícil!), tudo indica que o jejum vai seguir crescendo.

Já o​ ​San​tos, venceu a Universidad de Chile e levantou a taça da Recopa, também em 2012, quando o clube ainda contava com ​Neymar. Em contrapartida, alguns torcedores estão com a memória fresca, visto que acompanharam seus times ganharem títulos de ainda maior expressividade nesta década, são eles: ​Fluminense​Flamengo​Atlético-MG​Corinthians​Cruzeiro​Grêmio e ​Palmeiras.

 

Com jejum ou não, o verdadeiro torcedor permanece ao lado do time de coração até nos momentos ruins. Mesmo que esses momentos durem mais de 15 anos.

A lista:

  • Botafogo: Brasileirão 1995
  • Vasco: Copa do Brasil 2011
  • Internacional: Recopa Sul-Americana 2011
  • Santos: Recopa Sul-Americana 2012
  • São Paulo: Copa Sul-Americana 2012
  • Fluminense: Brasileirão 2012
  • Flamengo: Copa do Brasil 2013
  • Atlético-MG: Copa do Brasil 2014
  • Corinthians: Brasileirão 2017
  • Grêmio: Recopa Sul-Americana 2018
  • Cruzeiro: Copa do Brasil 2018
  • Palmeiras: Brasileirão 2018
  • Athletico-PR: Copa do Brasil 2019

Fonte: 90min

Continua após a publicidade..