Futebol

Os 10 uniformes mais bonitos que veremos na Copa Africana de Nações

Fonte de alto nível futebolístico e resultados surpreendentes, a Copa Africana de Nações também oferece ao torcedor um verdadeiro estudo sobre moda. Esqueça uniforme padrões, genéricos e básicos. A CAN normalmente baseia seus mantos na ampla diversidade cultural que cada seleção oferece.

Ou seja, além de imaginar a reação nada amistosa das grandes entidades da modalidade, ainda ganhamos (e muito) visualmente falando. Quem não se lembra, por exemplo, de Camarões jogando de regata em 2002? Ou mesmo com o manto estilo macacão dois anos mais tarde? Pois é, acontecera algumas “afrontas” ao sistema na competição.

A edição de 2022 da CAN começou neste domingo (09), com direito a virada da seleção camaronesa e Vincent Aboubakar convertendo dois pênaltis. Tendo dois dos nossos ganchos favoritos como ponto de partida deste artigo – futebol e cultura -, elegemos os 10 uniformes mais bonitos que veremos na Copa Africana.

1. Camarões

Os 10 uniformes mais bonitos que veremos na Copa Africana de Nações - 1
Camarões estreou com vitória | KENZO TRIBOUILLARD/GettyImages

Provando que algumas coisas não mudam, Camarões segue no topo quando o assunto é riqueza cultural e artística estampada dentro dos limites de uma camisa. Certamente entre os uniformes mais belos do mundo.

2. Senegal

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Football Senegal (@footballsenegal)

Depois do sucesso absoluto de 2018, não poderíamos esperar menos da Nigéria. E, para felicidade do torcedor, a Nike novamente entregou um dos mantos mais bonitos do torneio. A riqueza de detalhes nas laterais, em contraste com o branco no centro, é simplesmente encantadora.

4. Etiópia

Os 10 uniformes mais bonitos que veremos na Copa Africana de Nações - 2
Etiópia apostou na combinação de verde e amarelo na estreia | KENZO TRIBOUILLARD/GettyImages

Dentro das quatro linhas, a Etiópia não começou tão bem assim na CAN: após ver Yared Bayeh ser expulso aos 12 minutos do primeiro tempo, o time acabou derrotado por Cabo Verde, pelo placar de 1 a 0. De qualquer forma, em termos de moda, a equipe merece apenas aplausos.

5. Marrocos

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Équipe du Maroc (@equipedumaroc)

Outros dos casos em que, se você gosta justamente da riqueza de detalhes, precisa conhecer o manto da seleção malinesa. Só a imponente águia no centro seria capaz de colocar o uniforme entre os mais bonitos da CAN. Com o restantes dos detalhes, então, impossível não estar na lista.

10. Serra Leoa

Por fim, mas igualmente impressionante, a camisa de Serra Leoa aposta na mistura de diferentes tonalidades. São raras as situações em que combinações desse tipo funcionam porém, nesse caso, o resultado não poderia ter sido melhor.

Fonte: 90min