Futebol

Palmeiras prepara “pacotão” e mira contratação de lateral do Ajax; zagueiro de rival está no radar

Palmeiras prepara

Mal acabou 2019 e a torcida do ​Palmeiras já pensa no planejamento da diretoria para a próxima temporada. Fora da disputa pela Libertadores e a oito pontos do líder Flamengo no Campeonato Brasileiro, o Verdão sabe que é bem difícil dar a volta por cima no ano e sair com uma taça, porém a reformulação no elenco alviverde irá ser grande, com ou sem troféu nacional em dezembro.

A alta cúpula do Alviverde não está nada satisfeita com o trabalho de Alexandre Mattos em 2019, já que a maioria das contratações do clube não vingaram. Somente Luiz Adriano e Vitor Hugo são titulares do time comandado por Mano Menezes, outra opção questionável do dirigente após a demissão de Felipão. Para se ter uma noção dos bastidores na Academia de Futebol, nem mesmo o diretor de futebol está assegurado para o ano que vem.

 

Gustavo Henrique,Joao Vitor

 

Apesar de ser bancado pelo presidente Maurício Galiotte e por Leila Pereira, dona da Crefisa, Mattos está sendo constantemente criticado pela Mancha Alviverde, principal uniformizada do clube, ao longo dos jogos. Faixas com “Fora Mattos” e “Mattos ladrão” podem ser vistas tanto no Allianz Parque quanto no Pacaembu em dia de jogos do Verdão. Com a corda no pescoço, ele já começa a se mexer bem antes do término da temporada em busca de reforços de peso para 2020. 

Vários nomes foram especulados pelos lados da rua Palestra Itália. O zagueiro Dedé, do Cruzeiro, os atacantes Rony, do Athletico-PR, Luan, do Atlético-MG, e Yony González, do Fluminense, e o meia Pity Martínez, ex-River Plate e hoje no Atlanta United, da Inglaterra, já foram manchete do Palmeiras na imprensa. Ainda que negue oficialmente qualquer uma das negociações, Mattos tem prioridades em suas tratativas.

Com as possíveis saídas de Antônio Carlos e Edu Dracena, esse último com 38 anos e com vínculo até dezembro, o Palmeiras deve focar na chegada de mais um defensor. Se Dedé é uma das alternativas, ​comentarista Zé Elias, dos canais ESPN, informa que Gustavo Henrique, do Santos, está com conversas adiantadas com o Verdão. O beque de 26 anos, revelado nas categorias de base do Peixe, tem contrato se encerrando em janeiro e já pode assinar um pré-contrato.

 

Orejuela

 

Oficialmente o presidente do Santos, José Carlos Peres, deseja a permanência do zagueiro de 1,96m, autor de um dos gols na vitória contra o Palmeiras na semana passada, porém vem esbarrando nas exigências do empresário do atleta, Fernando César. A relação do mandatário com Galiotte é muito boa, o que pode complicar um pouco a chance de acordo entre o clube alviverde e o jogador, que tem a prioridade de permanecer na Vila Belmiro em 2020.

Outra posição que o Verdão deve procurar reforços é a lateral direita. O titular Marcos Rocha é mais um pivô de críticas da torcida alviverde, principalmente pelas falhas de marcação. O ala deu condição para o gol de Gustavo Henrique no clássico contra o Santos e falhou na cobertura de gol de Arrascaeta no revés para o Flamengo, no Maracanã, e na eliminação para o Grêmio na Libertadores, quando foi surpreendido por Everton “Cebolinha” no primeiro gol gaúcho.

Nesta segunda-feira (14), Mayke retornou às atividades com o elenco, totalmente recuperado de uma cirurgia no tendão do músculo adutor da coxa direita. Ele deve estar à disposição contra a Chapecoense no meio de semana. O volante Jean, outro que anda em baixa no plantel alviverde, já foi improvisado no lado direito quando Rocha estava suspenso. Mattos já procura uma alternativa mais confiável no mercado. 

 

Novamente o Cruzeiro é o alvo. Emprestado pelo Ajax, da Holanda, até dezembro, o colombiano Orejuela pode pintar em São Paulo a partir de janeiro. A informação procede ​do repórter Sandro Barboza, da TV Band. Assim como Dedé, o lateral de 24 anos é conhecido de Mano e agrada ao treinador, tanto que tomou a condição de titular do experiente Edílson. Como a Raposa atravessa a pior crise financeira de sua história, que pode culminar em um inédito rebaixamento no Brasileirão, a chance de desmanche do elenco em 2020 é altíssima. 

 

De acordo com nossa reportagem, o Cruzeiro tem até o começo de dezembro para confirmar a opção de compra de 50% dos direitos econômicos de Orejuela, prevista em contrato com o clube holandês. Segundo a rádio colombiana Caracol, o valor da venda da fatia está fixado em 1,5 milhão de euros (cerca de R$ 6,8 milhões na cotação atual).

 

 

Como a diretoria celeste dificilmente conseguirá cobrir essa quantia, o Palmeiras entraria no negócio, conversando diretamente com o Ajax. Curiosamente Mattos e parte da diretoria palmeirense está na Holanda, mas em viagem para conhecer campos da empresa Soccer Grass e, possivelmente, implantar grama sintética no Allianz Parque em 2020. Com o interesse em Orejuela, pode ser que o dirigente possa fazer uma visitinha ao clube em Amsterdã. 

Fonte: 90min


Talvez você também goste