Futebol

Prodígio? Garoto de 16 anos se torna segundo mais jovem a atuar pelo Barcelona

Prodígio? Garoto de 16 anos se torna segundo mais jovem a atuar pelo Barcelona - 1

​No último domingo (25), o Barcelona recebeu e venceu o Betis por 5 a 2, partida que marcou a primeira vitória do atual campeão na edição de ​2019/20 do Espanhol. Se para muitos o duelo foi ‘apenas mais um’ jogo de campeonato, o embate contra o clube andaluz certamente não será esquecido por um jogador específico: Anssumane Fati, popularmente conhecido como Ansu Fati, garoto de apenas 16 anos que fez sua estreia profissional pelo Barça.

De torcedor para torcedor: clique aqui e siga o 90min no Instagram!

Ansu Fati

​​Como destaca o ​Blog do Rafael Reis, os 12 minutos em que esteve em campo durante a reta final da partida fizeram de Ansu Fati o mais jovem jogador a defender o Barcelona, profissionalmente, em quase 80 anos de história. Antes dele , a estreia mais precoce por um jogador do clube catalão havia sido com Vicenç Martínez, na temporada 1941/42: 16 anos e 280 dias de idade, 18 dias a menos em comparação a Fati.

Mas quem é este jovem prodígio, afinal? Nascido na Guiné-Bissau, o garoto se mudou para a Espanha quando tinha apenas seis anos de idade. Seu primeiro clube foi o Sevilla, onde, aos nove anos de idade, chamou atenção de Real Madrid e Barcelona. Apesar da proposta merengue ser mais vantajosa financeiramente, a escolha de seus pais foi pelo clube da Catalunha.

FBL-ESP-LIGA-BARCELONA-REAL BETIS

Em seu primeiro ano em La Masia, o atual camisa 31 do Barça anotou nada menos que 56 gols em 29 partidas disputadas. Apesar de ainda não ter passado sequer pelo Barcelona B – Ansu Fati integra atualmente o Sub-19 do clube -, seu salário é o segundo maior entre atletas da base e sua multa rescisória está na casa dos 100 milhões de euros. A altíssima multa é uma forma de blindagem à nova joia, já que seu nome esteve no radar de Manchester United, Borussia Dortmund e Newcastle somente nesta janela.

Fonte: 90min


Talvez você também goste