Futebol

Qual legado Edu Dracena deixa para o futebol?

Qual legado Edu Dracena deixa para o futebol? - 1

​Na última terça-feira, foi anunciado que Edu Dracena, de 38 anos, se aposentará ao final desta temporada, encerrando sua vitoriosa carreira no futebol brasileiro, e também no exterior. O zagueiro concederá uma entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira (04) na Academia de Futebol do Palmeiras, para falar sobre tal decisão.

Dracena iniciou sua carreira logo aos 13 anos de idade, no Guarani, de São Paulo, clube pelo qual foi revelado. Após passar pelas categorias de base da equipe paulista, foi promovido para o elenco profissional aos 17 anos, e daí em diante começou sua carreira de inúmeros títulos e vitórias. Trajetória que ficará marcada na história, não só dos clubes pelo qual ele passou e foi vencedor, mas também do futebol.

O primeiro grande clube brasileiro que Dracena defendeu foi o​ Cruzeiro, em 2003, a pedido do próprio Vanderlei Luxemburgo. Logo no seu primeiro ano, conquistou a famosa Tríplice-Coroa pelo clube mineiro, ao vencer o estadual, Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil, e devido às boas atuações, foi convocado para defender a Seleção Brasileira na Copa das Confederações daquele mesmo ano. Além desses títulos, também foi campeão mineiro outras duas vezes, em 2004 e 2006.

 

Edu Dracena (abajo) del equipo brasileno

 

Após a vitoriosa passagem pela Raposa, o zagueiro se transferiu para o Fenerbahçe da Turquia, por 5,7 milhões de euros, onde permaneceu por três anos e conquistou o Campeonato Turco de 2007. No entanto, em 2009 rescindiu com a equipe e, mesmo recebendo inúmeras propostas, optou pelo ​Santos de Neymar e companhia. No clube paulista, foi novamente campeão de inúmeras competições, incluindo aí Libertadores, Copa do Brasil e Recopa Sul-Americana. 

 

Edu Dracena

 

Pelo Corinthians, já se encaminhando para o final da carreira, levantou o troféu de campeão brasileiro mais uma vez, em 2015. Transferiu-se para o Palmeiras, atual clube,  um ano depois, onde conquistou o Campeonato Brasileiro de 2016 e 2018. Além disso, tem ao todo, 127 jogos pelo Verdão, com três gols marcados.

Com títulos importantes por todos os clubes pelo qual ele passou, e algumas premiações individuais, Edu Dracena encerra sua carreira sua longínqua carreira sendo respeitado e amado por todos os clubes em que passou. Feito que poucos conseguem, o que torna a carreira do jogador ainda mais brilhante.

Fonte: 90min


Talvez você também goste