Futebol

Quanto custariam Ronaldo, Platini e Maradona nos dias de hoje?




Quanto custariam Ronaldo, Platini e Maradona nos dias de hoje? - 1

​mercado da bola tem inflado nas últimas décadas e ​alcançado valores jamais imaginados na década de 90, por exemplo. Ano após ano, mais dinheiro é envolvido em negociações de jogadores que, muitas das vezes, não são do mesmo nível que os craques de antigamente. Transferências como as de Luis Figo ou Zidane foram recordes para a época, mas nem chegam perto dos valores ofertados nos dias de hoje.

Diante disso, o ​Play Ratings traçou um comparativo, tomando como base a flutuação da moeda, e estabeleceu novos valores de mercado relativos a jogadores como Ronaldo, Platini e Maradona. Valores estes que ultrapassam por muito o que foi pago por Neymar em 2017 pelo PSG ao Barcelona (222 milhões de euros), que bateu todos os recordes já estabelecidos.

Gérard Ernault (L), director of the maga

Neste hipotético cenário, a contratação mais cara da história seria a de Ronaldo Nazário, o Fenômeno, quando trocou o Barça pela Inter de Milão, em 1997. Na época, o montante pago pelo clube italiano foi de 28 milhões de euros, pechincha no mercado atual. No entanto, para contar com um jogador como Ronaldo nos dias de hoje, qualquer clube teria que investir cerca de 433 milhões de euros, quase o dobro ofertado por Neymar.

A segunda contratação mais cara seria a de Diego Maradona, quando em 1984 o astro argentino se transferiu para o Napoli, da Itália, onde viveu seus melhores anos de futebol. Na época, os italianos pagaram apenas 7 milhões de euros pelo craque argentino, um valor que hoje, é pago para jogadores do Campeonato Brasileiro. Entretanto, atualmente, Maradona custaria cerca de 345 milhões de euros.

Diego Maradona,Carlo Ancelotti

O terceiro lugar desta seleta lista é dividido pelo francês Michel Platini e pelo Italiano Christian Vieri. Ambos foram vendidos pelos seus clubes, em suas respectivas épocas por 46,48 milhões de euros, e hoje, teriam valor de mercado aproximado a 334 milhões. Além destes, com valores acima dos 300 milhões, mais precisamente com 328, se encontraria também Marco Van Basten, quando se transferiu do Ajax para o Milan em 87.

TOPSHOT-FBL-EUR-C3-CHELSEA-ARSENAL-FINAL-TROPHY

A lista continua com Gabriel Batistuta. O argentino que se transferiu para a Roma em 2000 por 36,15 milhões de euros, valeria hoje algo em torno de 281 milhões. Além desses, outro que aparece na lista, até de forma surpreendente, é Gonzalo Higuaín, que praticamente triplicaria seu valor de venda se tivesse sido vendido três anos depois. em 2016, o valor que foi pago pela Juventus (90 milhões de euros), teria de ser, hoje em dia, cerca de 264 milhões.

Talvez, nesta listagem, nem todos sejam melhores que ​Neymar, para a sua respectiva época, claro. Talvez nem todos tenham a mesma habilidade, velocidade e explosão. No entanto, todos possuiriam valores de mercado maiores do que o próprio, de acordo com o Play Ratings, o que mostra uma imensa desvalorização da moeda quando o assunto são negociações no mundo da bola.

Portanto, fica cada vez mais claro que, provavelmente, em muito pouco tempo, jogadores considerados apenas “bons”, serão vendidos por quantias estratosféricas, e apenas clubes que já possuem dinheiro suficiente, por uma série de fatores, conseguirão montar times competitivos, monopolizando cada vez mais o futebol mundial.

Fonte: 90min

Continua após a publicidade..