Futebol

Retrospectiva do Corinthians – Erros e acertos de 2019




Retrospectiva do Corinthians - Erros e acertos de 2019 - 1

Salve o Corinthians! Quer relembrar como foi o Timão em 2019? Pois nós trazemos o passo a passo da temporada do clube, que iniciou reformulando o seu plantel e, o máximo que conseguiu, foi um título estadual.


Contratações

 

Boselli,Gum

 

O Corinthians não contratou pouco para 2019. Ramiro (volante), Sornoza (meia), Boselli (centroavante), Manoel (zagueiro), Bruno Méndez (zagueiro), Júnior Urso (volante), Richard (volante) Vagner Love (atacante) e Michel Macedo (lateral-direito) foram alguns dos nomes que pintaram no Parque São Jorge, sem contar, por exemplo, a volta de Gustagol. No meio do ano, o zagueiro Gil retornou ao clube, e o atacante Everaldo se tornou mais um reforço.


Expectativas criadas

 

FBL-SUDAMERICANA-DELVALLE-CORINTHIANS

 

O Corinthians começou a temporada sem ser elencado com potencial para conquistar grandes competições. Vinha de um Brasileirão no qual lutou contra o rebaixamento e, assim, precisou remontar seu elenco, apostando na volta do técnico Fábio Carille. Aliás, nem para o Campeonato Paulista era visto com chances de superar, por exemplo, o Palmeiras.

 


Estadual

 

Fabio Carille

 

E não é que o Corinthians, mesmo em reformulação, conquistou o terceiro título paulista em sequência? Após uma primeira fase mediana (terminou em primeiro do Grupo C, mas com apenas 21 pontos – seis vitórias, três empates e três derrotas), precisou dos pênaltis para eliminar a Ferroviária nas quartas de final (dois empates em 1 a 1). Depois, na semi, cruzou com o Santos e, novamente, avançou na cobranças dos tiros livres. Venceu o duelo de ida por 2 a 1 e, na volta, mesmo com total superioridade do rival, perdeu por apenas 1 a 0, se saindo melhor nos pênaltis. Assim, chegou à decisão e superou o São Paulo: 0 a 0 no primeiro jogo e 2 a 1 no segundo. Foi, sim, uma conquista inesperada pelo momento do Timão.

 


Copas

 

Jhon Sanchez

 

O Corinthians, por pouco, não foi eliminado para o Ferroviário-CE logo na primeira fase da Copa do Brasil. Como visitante, esteve atrás no placar em duas oportunidades, mas arrancou o 2 a 2 e avançou. Na etapa seguinte, desta vez, em casa também sofreu. Porém, no fim, conseguiu virar diante do Avenida-RS e venceu por 4 a 2. Na terceira fase, cruzou com o Ceará. Ganhou por 3 a 1 fora de casa e levou 1 a 0 em Itaquera, passando por conta do saldo. O adversário seguinte foi a Chapecoense. Derrota por 1 a 0 em Santa Catarina e vitória por 2 a 0 em São Paulo levaram o Timão às oitavas de final, quando foi eliminado com duas derrotas de 1 a 0 para o Flamengo.

Na Copa Sul-Americana, o clube paulista conseguiu ir mais além. Ao eliminar Racing-ARG, Deportivo Lara-VEN, Montevideo Wanderers-URU e Fluminense, chegou até a semifinal. No entanto, quando todos esperavam sua classificação, caiu diante do Independiente del Valle, do Equador, ao perder por 2 a 0 em Itaquera e empatar em 2 a 2 como visitante.

 


Parada da Copa América

 

Gabriel,Gil

 

O Corinthians, que já havia sido campeão paulista, chegou à parada da Copa América classificado em todas as competições de mata-mata que estava disputando. No Campeonato Brasileiro, ocupava a 10ª colocação, com 12 pontos conquistados (tinha disputado um jogo a menos que os rivais). Ou seja, se o desempenho em campo não era dos melhores (como nunca foi ao longo do ano), ao menos tinha uma vida tranquila.

 


Brasileirão

 

Pedrinho

 

Em 2017, o Corinthians de Carille surpreendeu no Brasileirão e foi campeão. Por isso, se esperava algo semelhante do trabalho do treinador na competição por pontos corridos. Não foi o que aconteceu. Muito embora, por vezes, tenha beliscado um G-4, o time jamais produziu o suficiente para ir muito além. O treinador se perdeu, também, por declarações contra o grupo de atletas, e o trabalho precisou ser interrompido. Já com o interino Dyego Coelho, o Timão terminou a disputa na oitava colocação, mas garantiu vaga à pré-Libertadores por conta das presenças de Flamengo (campeão da Libertadores) e Athletico-PR (campeão da Copa do Brasil) entre os seis primeiros.

 


Saldo final

 

Alisson,Sornoza

 

Para um time da grandeza do Corinthians, terminar um ano sem conseguir chegar perto de grandes conquistas é, no mínimo, desanimador e preocupante. Mas o plantel realmente não tinha condições de ir muito adiante. A equipe surpreendeu ao ser campeã paulista, mas caiu na realidade nas demais competições. É preciso, sim, mudar um pouco a cara do elenco.

Fonte: 90min

Continua após a publicidade..