Futebol

Retrospectiva do Fortaleza – Erros e acertos de 2019

Retrospectiva do Fortaleza - Erros e acertos de 2019 - 1

Dezembro, fim de temporada. Mês de especulações, reformulações e, principalmente, reflexão. É hora dos dirigentes avaliarem erros, acertos e começarem a planejar 2020. E para saber o que funcionou e o que deixou a desejar, nada melhor do que uma retrospectiva do ano, não é mesmo? Então, confira a seguir um resumo do que aconteceu no 2019 do Fortaleza:


Contratações

 

FBL-BRA-BRASILEIRO-BOTAFOGO-FORTALEZA

 

Chegando à primeira divisão com status de campeão da Série B, o Fortaleza promoveu uma mudança de grandes proporções em seu elenco. O número de contratações no início do ano foi bem alto: Madson, Matheus Alessandro, Paulo Roberto, Júnior Santos, Nathan Ribeiro… A lista é tão longa que vale mais a pena destacar as chegadas que se consolidaram como pilares da equipe em 2019, como Quintero, Edinho, Araruna, Felipe Alves, Juninho e, especialmente, o veterano atacante Wellington Paulista, artilheiro do time no Brasileiro.


Expectativas criadas

 

Flamengo v Fortaleza - Brasileirao Series A 2019

 

O ano de 2018 havia sido bastante especial para o torcedor do Leão. Sua campanha pra lá de sólida na segunda divisão, com promoção conquistada com sobras, lhe credenciava ao posto de ‘novidade perigosa’ na elite nacional. Poucos viam o clube cearense como candidato ao rebaixamento no Brasileirão, mas também não era uma potência considerada para a primeira metade da tabela de classificação.


Campeonato Cearense

 

Retrospectiva do Fortaleza - Erros e acertos de 2019 - 4

 

Crédito da foto: Leonardo Moreira/Fortaleza EC

Para a loucura do torcedor leonino, o Tricolor começou o ano da mesma forma como acabou o passado: empilhando vitórias. Se classificou ao mata-mata do Cearense na segunda posição da fase classificatória, atrás somente de seu arquirrival, ​Ceará. Os dois se reencontrariam na grande decisão da competição, com a equipe de Rogério Ceni sequer dando chances aos comandados de Lisca: 3 a 0 no agregado e título estadual de número 42 do clube.


Copas

 

Retrospectiva do Fortaleza - Erros e acertos de 2019 - 5

 

Crédito da foto: Divulgação/Fortaleza EC

Qual clube pode se orgulhar de ter conquistado duas taças logo no primeiro trimestre do ano? O Fortaleza pode. Dobradinha regional para o clube cearense, que liderou o grupo A da Copa do Nordeste 2019 e simplesmente sobrou no mata-mata: goleada sobre o Vitória nas quartas; triunfo sobre o Santa Cruz na semifinal; e duas vitórias sobre o Botafogo-PB na grande decisão. Campanha de oito gols anotados e nenhum sofrido nas partidas eliminatórias do torneio. Não repetiu o mesmo sucesso na Copa do Brasil, onde caiu na primeira fase que disputou, as oitavas de final. Ainda assim, fez confronto duro (1 a 0 no agregado) contra o clube que viria a ser campeão: ​o Furacão.


Pausa da Copa América

 

Tinga

 

Ocupando a décima quarta posição na pausa para a Copa América, o Fortaleza vinha deixando a desejar no Brasileirão. O período de hiato no calendário foi de mudanças importantes no elenco tricolor, com mais saídas que chegadas: Dodô, Júnior Santos, Patrick, Marcinho e Matheus Alessandro deixaram o Leão do Pici, que ainda trouxe os estrangeiros Nenê Bonilha e Mariano Vázquez para reforçar o elenco.


Brasileirão

 

FBL-BRA-BRASILEIRO-BOTAFOGO-FORTALEZA

 

De início oscilante na Série A, o Fortaleza viveu um período dramático entre as rodadas 14 e 21, recorte em que seu comandante, Rogério Ceni, deixou a capital cearense para acertar com o ​Cruzeiro. A perda do ídolo abalou as estruturas do clube, que só não adentrou o Z-4 por incompetência de seus adversários que ocupavam a parte de baixo da tabela. O reencontro com o bom futebol só viria a acontecer com o retorno do próprio Ceni, mandado embora da Raposa com menos de dois meses de trabalho. Mais uma vez abraçado por time e torcida, o ex-goleiro tirou o Leão da situação incomoda e conduziu a equipe a uma épica nona posição, a uma de distância da faixa de clubes que se classificaram à ​Libertadores 2020.


Saldo final

 

Retrospectiva do Fortaleza - Erros e acertos de 2019 - 8

 

Crédito da foto: Camila Lima/SVM

O torcedor leonino se despede de 2019 com a certeza de que vivenciou o melhor ano da história de seu centenário clube. Futebol bem jogado, organização administrativa, duas taças erguidas, melhor campanha da equipe na elite nacional, vaga na Sul-Americana…  Uma temporada de colocar inveja em muito ‘bicho-papão’ da Série A.

Fonte: 90min


Talvez você também goste